fbpx

Alzheimer: como contornar seus efeitos?

O aumento da longevidade dos idosos tem reflexo direto nas questões sobre a qualidade de vida e a prevenção de doenças que afetam a saúde nessa faixa etária, mais especificamente as doenças mentais, como é o caso do Alzheimer.

O Alzheimer é um distúrbio cerebral que afeta a memória e as habilidades de pensamento e, em alguns casos, a capacidade de realizar as tarefas consideradas simples.

Em termos científicos, ainda não está bem estabelecida uma causa para o aparecimento da doença, porém, o que se sabe é que existem inúmeros fatores de risco que podem contribuir para o seu aparecimento.

Mas se por um lado, os fatores de risco são grandes, por outro, pode-se dizer que também são grandes as chances de evitar o surgimento dos primeiros sinais da doença. O blog da CSL elaborou alguns dos principais métodos que contornam os efeitos do Alzheimer em idosos. 

Exercícios para o corpo e para a mente

Como já falamos aqui, alguns estudos indicam que a prevenção de doenças se relaciona com o estímulo cognitivo. Isso associado à prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, contribuem para liberação do hormônio irisina que, segundo pesquisas, estimula a memória e protege o cérebro dos efeitos do Alzheimer.

Assim como o corpo, a mente também precisa ser estimulada constantemente ao longo da vida. O Alzheimer é uma doença mental degenerativa das células do cérebro, por isso, é recomendado manter hábitos de leitura, estudos, jogos de estratégia como xadrez e outras atividades para o fortalecimento dos neurônios, já que a doença tem maior prevalência em pessoas sem vivência escolar.

Como lidar com uma pessoa que tem Alzheimer?

Em muitos casos é comum que o portador da doença tenha mudanças de comportamento, como tornar-se agressivo por exemplo. Lidar com essas alterações nem sempre é simples e por isso listamos aqui uma lista com 9 dicas para ajudar na rotina.

Com essas sugestões é possível aos poucos compreender a doença e ajudar da melhor forma a pessoa portadora da mesma. Mesmo assim, é importante buscar o acompanhamento de um especialista para contornar o Alzheimer, seus efeitos e consequências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »