fbpx

Autoestima na terceira idade: aprenda a viver mais e melhor

Manter a autoestima na terceira idade nem sempre é fácil. As diversas mudanças que ocorrem nesta etapa da vida, somadas às inúmeras questões que envolvem o processo de envelhecimento fazem com que a autoconfiança seja comprometida, causando prejuízos para a saúde e qualidade de vida do idoso.

Exemplos não faltam: filhos crescidos e independentes, perda de pessoas queridas, surgimento de doenças, mudanças na aparência e no corpo, solidão e aposentadoria estão entre as significativas transformações que podem fazer parte da vida daqueles que estão na terceira idade.

Mas você sabia que é possível ter autoestima na terceira idade? Nós, da Casa São Luiz, preparamos 5 dicas para ajudar você a mantê-la ou recuperá-la e, assim, poder viver mais e melhor. Confira:

Faça atividades em grupo e com pessoas novas

As atividades em grupo proporcionam ao idoso conviver com outras pessoas, garantindo momentos de lazer e até mesmo de diversão. Além de fazer bem para a saúde física, melhora muito o lado emocional.

Estabeleça planos e metas

Crie uma rotina de atividades que causem prazer e que sejam possíveis de realizar no seu dia a dia. No entanto, planeje-se para aprender um novo instrumento musical, um outro idioma, ler bons livros, praticar esportes, programar uma viagem. Tudo isso fará com que você tenha mais vontade de viver e o incentivará a buscar sempre por novos objetivos.

Movimente-se

Os exercícios físicos trazem muitos benefícios para a saúde física e mental, além de ajudar a ter um sono tranquilo e a prevenir o surgimento de doenças. Portanto, é a partir das atividades físicas que o nosso corpo libera hormônios que estão relacionados à sensação de bem-estar e felicidade, fazendo com que as pessoas de todas as idades tenham mais qualidade de vida, inclusive os idosos.

Cuide da sua aparência

Cuidar da aparência não significa ter que ser sempre jovem. É possível experimentar novos cortes, tingir os cabelos, passar maquiagem ou fazer a barba diariamente, além de estar com roupas desamassadas e perfumadas. O importante é se senti r bem consigo mesmo.

Não se cobre tanto

Suas preocupações do dia a dia devem ser poucas e você deve buscar atividades que lhe causem mais prazer. Que tal procurar um trabalho voluntário e compartilhar seus conhecimentos? E quem sabe registrar suas atividades em um diário para exercitar a memória? O importante é se manter ativo e não com problemas excessivos para resolver. 

Lembre-se: a terceira idade pode ser uma fase muito positiva e feliz de acordo com a forma como o idoso passa por ela. Com boas companhias e cercado de muito amor e carinho, certamente ficará mais fácil manter a autoestima lá no alto.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »