Estar perto da natureza são momentos que nos permitem distanciar, temporariamente, dos problemas da vida cotidiana. Os benefícios oferecidos pelo contato com a natureza na terceira idade são muitos para a saúde física e emocional de pessoas de todas as idades, mas, quando falamos dos idosos, esse equilíbrio entre corpo e mente se torna ainda mais fundamental.
Conheça quatro benefícios que a conexão com a natureza pode trazer para a saúde do idoso e reserve momentos para dar uma pausa na rotina diária e aproveitar a simplicidade da vida
Sua ação no corpo melhora a absorção do cálcio, responsável pelo fortalecimento dos ossos e, também na redução de doenças como diabetes, câncer, acidentes vasculares cerebrais e doenças cardíacas.
Estar cercado pela natureza permite ao idoso um maior contato com o sol, que é uma fonte de vitamina D. A partir dela, o nosso corpo consegue absorver melhor o cálcio, responsável pelo fortalecimento dos ossos, e reduz o risco de doenças graves.
Além disso, a vitamina D interfere diretamente no humor e melhora a circulação sanguínea, diminuindo, inclusive, a pressão alta.
Estudos comprovam que o contato com a natureza é capaz de aumentar a concentração na terceira idade, já que permite ao indivíduo estar em um ambiente longe do estresscotidiana. Dessa forma, o processo cognitivo, funciona de forma mais efetiva quando o idoso se vê com o mínimo de recursos tecnológicos ao seu redor, reduzindo a ansiedade.
Além disso, a vida mais próxima da natureza proporciona uma maior disposição para realizar atividades físicas, facilitando a organização dos pensamentos e sentimentos.
A saúde mental na terceira idade é um assunto que deve ser tratado com seriedade pela população em geral. O contato com a natureza é um grande aliado para o físico e o emocional, já que natureza possibilita a sensação de ausência de problemas, gerando momentos de relaxamento.
Vale lembrar que o cérebro consome uma parte da energia que o nosso corpo produz. No contato com a natureza, os processos cerebrais continuam acontecendo, mas em um ritmo que permite uma maior fluidez e tranquilidade.
O ar puro e fresco, proporcionado por ambientes naturais, melhora o funcionamento do sistema cardiorrespiratório. Longe dos altos níveis de poluição dos grandes centros, a respiração ganha em qualidade.
Dessa forma, a natureza também permite realizar diversos exercícios de respiração, diminuindo as sensações estimuladas pelo estresse. Assim, o idoso consegue se manter mais calmo e livre de problemas que ofereçam risco de rápida elevação da pressão.
Assim sendo, viu como o contato com a natureza pode promover mais qualidade de vida e bem-estar na terceira idade? Aproveite o máximo possível o que ela tem de melhor a nos oferecer e ganhe em saúde e bem-estar!
LEIA MAIS:
A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.
A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.