fbpx

Benefícios do contato com a natureza para a terceira idade

Ajudando idosos na casa São Luiz

Estar perto da natureza são momentos que nos permitem distanciar, temporariamente, dos problemas da vida cotidiana. Os benefícios oferecidos pelo contato com a natureza na terceira idade são muitos para a saúde física e emocional de pessoas de todas as idades, mas, quando falamos dos idosos, esse equilíbrio entre corpo e mente se torna ainda mais fundamental.

Conheça quatro benefícios que a conexão com a natureza pode trazer para a saúde do idoso e reserve momentos para dar uma pausa na rotina diária e aproveitar a simplicidade da vida

Sua ação no corpo melhora a absorção do cálcio, responsável pelo fortalecimento dos ossos e, também na redução de doenças como diabetes, câncer, acidentes vasculares cerebrais e doenças cardíacas.

Benefícios do contato com a natureza para a terceira idade | Foto: Divulgação

Maior absorção de vitamina D

Estar cercado pela natureza permite ao idoso um maior contato com o sol, que é uma fonte de vitamina D. A partir dela, o nosso corpo consegue absorver melhor o cálcio, responsável pelo fortalecimento dos ossos, e reduz o risco de doenças graves.

Além disso, a vitamina D interfere diretamente no humor e melhora a circulação sanguínea, diminuindo, inclusive, a pressão alta.

Melhorias na concentração e na cognição

Estudos comprovam que o contato com a natureza é capaz de aumentar a concentração na terceira idade, já que permite ao indivíduo estar em um ambiente longe do estresscotidiana. Dessa forma, o processo cognitivo, funciona de forma mais efetiva quando o idoso se vê com o mínimo de recursos tecnológicos ao seu redor, reduzindo a ansiedade.

Além disso, a vida mais próxima da natureza proporciona uma maior disposição para realizar atividades físicas, facilitando a organização dos pensamentos e sentimentos.

Melhora a saúde mental

A saúde mental na terceira idade é um assunto que deve ser tratado com seriedade pela população em geral. O contato com a natureza é um grande aliado para o físico e o emocional, já que natureza possibilita a sensação de ausência de problemas, gerando momentos de relaxamento.

Vale lembrar que o cérebro consome uma parte da energia que o nosso corpo produz. No contato com a natureza, os processos cerebrais continuam acontecendo, mas em um ritmo que permite uma maior fluidez e tranquilidade.

Controle da pressão arterial

O ar puro e fresco, proporcionado por ambientes naturais, melhora o funcionamento do sistema cardiorrespiratório. Longe dos altos níveis de poluição dos grandes centros, a respiração ganha em qualidade.

Dessa forma, a natureza também permite realizar diversos exercícios de respiração, diminuindo as sensações estimuladas pelo estresse. Assim, o idoso consegue se manter mais calmo e livre de problemas que ofereçam risco de rápida elevação da pressão.

Assim sendo, viu como o contato com a natureza pode promover mais qualidade de vida e bem-estar na terceira idade? Aproveite o máximo possível o que ela tem de melhor a nos oferecer e ganhe em saúde e bem-estar!

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »