fbpx

Chocolate faz bem à saúde: mito ou verdade?

Essa é uma boa semana para se deliciar com chocolate, afinal, no dia 07 de julho o dia é todinho dele. A iguaria é feita a partir da amêndoa fermentada e torrada do cacau, uma fruta muito comum nas regiões da Bahia e Espírito Santo. O alimento é utilizado de diversas formas e em diferentes receitas, mas o seu consumo não pode ser exagerado.

Existem pessoas tão apaixonadas pelo chocolate que comem diariamente e não vivem sem, e se assumem verdadeiros chocólatras, viciados em chocolate. É fato que o item tem diversos nutrientes e seu consumo tem benefícios à saúde, mas ainda existe o mito de que ele apenas engorda e pode ser prejudicial. Para entender melhor conversamos com a nutricionista Dejorá Farhat. Confira!

1. Que nutrientes o chocolate possui que são indicados para uma vida saudável?

O chocolate é rico em vitaminas, esteróis, fosfolipídios, alcalóides, polifenóis e os famosos antioxidantes. Todas essas características formam uma lista de motivos que evidenciam como esse alimento faz bem à saúde.

2. Quais são os benefícios para a saúde?

O chocolate proporciona uma grande sensação de bem-estar, reduzindo o estresse e aliviando determinadas dores. O consumo moderado de chocolate também melhora o fluxo arterial. Além disso, contribui para a saúde cerebral, diminuindo danos de acidente vascular cerebral.

3. Que tipo é o mais ideal para ser consumido?

O melhor chocolate é o que têm mais de 60% de cacau, pois ele possui menos gordura e ainda oferece o benefício da fruta.

4. Existe um horário ideal para comê-lo?

Após sua principal refeição, no caso o almoço, porque há outros alimentos a serem absorvidos, como hidratos de carbono, proteínas e até mesmo gordura. Então a absorção do próprio chocolate não vai ser 100%.

5. Ele ajuda a prevenir alguma doença?

O chocolate reduz em até 30% o risco de doenças cardiovasculares, segundo pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

A nossa nutricionista ainda completa que mesmo com todos os benefícios, é necessário consumi-lo com moderação. Segundo ela, “o excesso de doce torna-se prejudicial para a saúde”, e por isso não é correto comer uma barra por dia. Para aproveitar apenas as vantagens, acrescentar um ou dois pedaços pequenos na sua rotina é suficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »