fbpx

Dia Nacional do Combate ao Fumo: os malefícios do cigarro para os idosos


O dia 29 de agosto é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, e o tabagismo, mais precisamente o cigarro – uma questão global de saúde pública, mata milhões de indivíduos a cada ano, diminui a longevidade, além de ser um fator de risco para inúmeras doenças.

Abandonar o vício em cigarro causa efeitos benéficos evidentes em todas as faixas etárias, inclusive nos idosos, especialmente no que se refere à qualidade e expectativa de vida.

Mas você, mais velho, que fumou cigarro por anos e anos, pode pensar: parar agora? Que benefícios isso pode me trazer? Saiba que deixar de fumar, mesmo na terceira idade, possui inúmeros benefícios.

Claro que não é fácil para ninguém parar de fumar e pode ser até mais difícil para os idosos. Isso porque o fato de terem sido tabagistas por muitos anos aumenta e reforça a dependência, dificultando a decisão. Além disso, a dificuldade passa por questões emocionais que são características da terceira idade, como sentimentos de perdas, medos e incertezas.

Mas não faltam motivos para tentar largar o cigarro. O tabagismo é uma dependência química que, além de ser uma doença por si só, produz outras doenças. Por isso, um dos fatores que mais contribui para o idoso deixar de fumar é o surgimento de doenças ocasionadas pelo uso de tabaco ao longo da vida. Entre outros danos, o cigarro torna o idoso tabagista mais sujeito a ter irritação das vias aéreas, podendo desenvolver enfisema pulmonar, bronquite e gripes que podem levar à pneumonia.

Foto: Envato Elements

Portanto, é fundamental compreender as dificuldades e buscar motivação para ir vencendo aos poucos as dificuldades. Deixar de fumar é um processo que pode levar algum tempo até que se efetive. Então, respeite seu tempo, mas tenha em mente o mal que fumar traz a seu organismo.

Doenças suscetíveis

O cigarro é responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

Benefícios de largar o fumo

Existem outros métodos para tratar a dependência da nicotina nos mais velhos, como a prática regular de atividades físicas e terapias alternativas. Em ambos os casos, deve haver um acompanhamento médico e psicológico do fumante.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »