fbpx

Confira 5 filmes nacionais com idosos protagonistas

No dia 19 de junho é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro e a sétima arte é algo muito apreciado pelos idosos. Apreciar uma história cinematográfica faz bem à saúde e traz momentos únicos. O cinema é bom para resgate de memória, desenvolvimento da linguagem, interação social e a capacidade de lembrar e contar histórias. 

Melhor ainda é identificar-se em diversos personagens do cinema brasileiro. Com mais de 120 anos história, as produções nacionais tiveram altos e baixos, mas sempre contando uma boa narração para o seu público. E muito foi retratado sobre a rotina de pessoas na velhice. Confira uma lista com 5 filmes brasileiros que mostram pessoas 60+ em ação!

Deus é brasileiro (2003)

Quem diria que Deus é brasileiro? Nessa divertida comédia que se passa no Nordeste brasileiro, Antônio Fagundes dá vida ao todo poderoso. Ele está cansado e decide tirar umas férias, mas para isso precisa de alguém que o substitua. E onde está essa pessoa? Aqui no Brasil! Ele logo conhece Taoca (Wagner Moura) e Madá (Paloma Duarte) que o acompanham por essa longa e hilária jornada atrás da pessoa perfeita. Deus é idoso bem ativo, cheio de defeitos, bem-humorado e ranzinza ao mesmo tempo e com grandes ensinamentos.

O Outro Lado da Rua (2004)

Nesta longa, Fernanda Montenegro é Regina, uma aposentada que vive no bairro de Copacabana. Para lidar com a solidão, ela costuma fiscalizar com o seu binóculo o que acontece na vizinhança e por isso faz parte de um grupo de idosos que denunciam pequenos delitos para a polícia. Infelizmente ela acaba testemunhando um assassinato, mas a investigação mostra que foi morte natural. Ela decide provar que estava certa e por coincidência acaba se envolvendo com o assassino. A trama é um romance policial, que até envolve uma paixão entre Regina e Camargo, vivido por Raul Cortez.

Chega de Saudade (2008)

Num baile de dança em São Paulo diversas histórias se cruzam ao som de música e com passos envolventes. A trama mostra em sua maioria a rotina de pessoas 60+ no baile retratado. Ali homens e mulheres de diferentes idades dançam, se envolvem, conversam, contam casos icônicos e observam a agitação de noites divertidas e repletas de romance. No longa tem grandes nomes do cinema brasileiro, como Betty Faria, Cássia Kis, Stepan Nercessian, Tônia Carrero, entre outros. Uma comédia romântica para aqueles que amam música e dança.

Aquarius (2016)

No filme Sônia Braga vive Clara, uma jornalista aposentada e viúva que mora sozinha em seu apartamento. O prédio está vazio e ela é a última moradora, todos os vizinhos venderam suas propriedades para uma construtora. Ali eles querem construir um grande empreendimento e Clara defende com todas as forças o direito de continuar morando onde passou a vida toda. O que ela não esperava era sofrer assédio da empreiteira que não mede esforços para alcançar seu objetivo. 

Antes Que Eu Me Esqueça (2018)

Polidoro (José de Abreu) é um juiz aposentado de 80 anos da classe média alta que vive sozinho desde que ficou viúvo. Ele tem dois filhos, Beatriz (Letícia Isnard), que acompanha o pai com frequência, e Paulo (Danton Mello), com quem não cultiva um bom relacionamento. Quando Polidoro decide se tornar sócio de uma boate de strip-tease, sua filha decide interditá-lo judicialmente. Mas para que a decisão seja tomada, o jurídico precisa escutar a opinião de Paulo e ao informar que não pode fazer o mesmo por não conviver com o pai, o juiz do caso obriga pai e filho a passarem mais tempo juntos. E nessa relação ambos percebem que o Alzheimer não precisa ser algo tão complicado e que os impede de viver. 

Cada produção nacional mostra protagonistas idosos de formas diferentes, com suas particularidades. O importante é prestigiar o cinema brasileiro e apoiá-lo, pois boas histórias temos para conhecer. Que filme você acha que ficou faltando nessa lista? Conte para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »