fbpx

Prós e contras da corrida na terceira idade

A corrida na terceira idade possui prós e contras. Por isso, é muito importante consultar um médico para saber se essa é a atividade mais indicada para o idoso, pois tudo depende de seu estado clínico.

Neste artigo, você vai esclarecer essas dúvidas e descobrir como escolher a melhor atividade para o idoso.

Prós da corrida na terceira idade:

FORTALECIMENTO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR E RESPIRATÓRIO
Correr é uma atividade aeróbica, por isso, a corrida na terceira idade fortalece o coração, estimula a circulação sanguínea e libera as vias respiratórias.

MELHORA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO
Correr ajuda o idoso a manter um melhor condicionamento físico, saindo do sedentarismo e tendo mais disposição.

AUMENTO DA FORÇA MUSCULAR E RESISTÊNCIA
Os músculos são exigidos para a corrida e podem ser fortalecidos através dela, assim como a resistência do idoso, que se intensifica conforme fortalece os órgãos internos.

COMBATE À DEPRESSÃO
Toda atividade física libera endorfina, hormônio que causa sensação de bem-estar e satisfação. A corrida na terceira idade pode ajudar o idoso a se sentir mais feliz e com vontade de viver.

CONTROLE DO DIABETES, COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES
Correr exige energia, e o corpo vai extrair essa energia das reservas naturais que acumula, reduzindo as taxas de gordura e glicose.

Contras da corrida na terceira idade

LESÕES E CONTUSÕES
A corrida exige movimento e gera impacto, podendo lesionar músculos, tendões e articulações.

QUEDAS
O idoso pode sofrer desequilíbrios, tropeções e dar passos em falso, resultando em quedas.

IMPACTO NAS ARTICULAÇÕES
As articulações sentem o peso do corpo e também o impacto das passadas.

CATABOLISMO
Se não for trabalhada a musculatura, a corrida, especialmente nos treinos longos, pode ocasionar perda de massa muscular.

Diferença entre corrida de rua e na esteira

Os dois tipos de corrida têm impacto positivo no organismo e na saúde, porém, há diferença entre eles.

Na corrida de rua a tendência é de que os passos sejam mais largos, há variações no terreno, o impacto nas articulações é maior e a aterrissagem se dá no calcanhar. O risco de acidentes e quedas pode ser maior.

Na corrida de esteira o impacto é menor, a extensão do quadril e joelho é mais ampla, a aterrissagem se dá com o meio pé e ainda, é mais fácil ter acompanhamento profissional. Essa corrida é indicada para iniciantes, sedentários e para recuperação de lesões.

A corrida na terceira idade pode ser segura

Apesar de possuir contras, a corrida na terceira idade pode ser segura se o idoso receber as instruções corretas e o devido acompanhamento profissional. Para garantir sua segurança é essencial que o idoso:

Musculação;
Hidroginástica;
Caminhada;
Natação;
Dança;
Yoga;
Ciclismo;
Pilates.


O importante é que o idoso mantenha-se ativo para que possa cuidar de sua saúde, ter relações de amizade e sociabilidade, sinta-se bem consigo mesmo e para ter mais qualidade de vida. Seja a corrida na terceira idade ou qualquer outra atividade, os ganhos são positivos, basta escolher o exercício mais indicado para cada idoso.

Conte sempre com boas instituições clínicas, casas de apoio e centros de repouso que respeitem o idoso e ofereçam atendimento e atividades visando seu bem-estar e saúde. Ainda não sabe quais aspectos considerar nesse momento? Aproveite e confira como escolher uma casa de repouso para seu ente querido!

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »