fbpx

Como cuidar da imunidade?

Você sabia que com o passar da idade a nossa imunidade tende a diminuir? E esse fato deve ser levado muito a sério, já que responde por muitas complicações na saúde do idoso, que podem resultar em hospitalizações frequentes e desencadear doenças evitáveis.

Existem diversos fatores que afetam a imunidade na terceira idade, que envolvem a redução da produção de células sanguíneas e de defesa, a dificuldade de síntese da vitamina D e de absorção de nutrientes, além da desidratação decorrente da falta de sede e calor comum nos idosos.

Mas afinal, como os idosos podem aumentar a sua imunidade? Conheça 6 dicas essenciais para melhorar a imunidade e a qualidade de vida na terceira idade.

Alimente-se bem

Uma boa imunidade na terceira idade requer controle e atenção especial para a alimentação. Por isso, siga uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, sementes, peixes e carnes brancas. Não se esqueça de beber bastante água pura! Durante as refeições e pequenos lanches, leite e sucos naturais são muito bem-vindos.

Movimente-se

Opções de exercícios físicos para a terceira idade não faltam. Pode ser uma caminhada leve, dança, hidroginástica ou qualquer outra atividade que mexa com todos os músculos do corpo e aumente a imunidade. O importante é romper com a vida sedentária que acaba causando problemas de mobilidade nos idosos, além do enfraquecimento dos músculos e ossos, dores nas articulações e falta de disposição física e mental para realizar as atividades do dia a dia.

Hidrate-se

Na terceira idade, manter-se hidratado é fundamental, pois é comum que o idoso não sinta sede com frequência e por isso, passe a ingerir menos quantidade de água pura. Para controlar se o idoso está devidamente hidratado, é importante observar a cor da urina, que deve apresentar tonalidade amarelo bem clarinho.

Tenha boas noites de sono

Dormir bem é fundamental para a saúde física e mental em qualquer idade. Nos idosos, boas noites de sono têm um efeito reparador, recuperando as energias e aumentando a imunidade. Lembre-se que o nosso corpo precisa descansar e para que isso seja possível, estabeleça horários para dormir e levantar.

Deixe os vícios de lado

Vícios são nocivos em qualquer fase da vida, mas para os idosos podem prejudicar ainda mais a saúde. Portanto, se você chegou à velhice com o hábito de fumar, ingerir bebidas alcoólicas frequentemente e consumir alimentos que prejudicam a saúde, ainda dá tempo de parar. Afinal, todos esses vícios baixam a imunidade e tornam a pessoa ainda mais suscetível a desenvolver doenças.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »