fbpx

Depressão na terceira idade: como identificar e o que fazer?

Apesar de ser muito associada aos jovens, os líderes do ranking dos mais afetados pela depressão são os idosos.

Recentemente, o Jornal da Universidade de São Paulo publicou que a depressão atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade. Os dados surgiram após a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos Estados Unidos, ao falar em pessoas que estão internadas e em Home Care, as estatísticas de depressão estão entre 11,5% e 13,5%, respectivamente, segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Os números preocupam e demonstram que precisamos entender melhor sobre a depressão na terceira idade.

Por que os idosos estão mais depressivos?

Worried mature man sitting at studio and thinking about something

As doenças características da velhice podem contribuir para a redução da autoestima e para o surgimento da depressão.

Doenças limitantes que causam dores recorrentes e/ou que afetam a mobilidade e a independência dos idosos são alguns exemplos.

Além disso, o afastamento dos parentes, a perda de pessoas próximas e a redução do contato social também são fatores agravantes.

Também é importante considerar os fatores cognitivos e biológicos. No entanto, existem questões genéticas que podem estar associadas ao diagnóstico de depressão.

Como evitar o surgimento da depressão em um idoso?
Para evitar o surgimento da doença, é importante estimular que o idoso mantenha uma rotina com atividades que deem prazer.

Ter uma vida social, aprender coisas novas e adotar uma rotina saudável com esportes e alimentação saudável são essenciais.

Para isso, diante das necessidades únicas da terceira idade, alguns profissionais da saúde podem ser requisitados.

Uma rede de apoio composta por familiares, amigos e profissionais da saúde tende a ser o melhor caminho! Assim evitamos a solidão e ainda oferecemos amor e estímulos diversos ao idoso.

Como a depressão em idosos se manifesta?
A depressão se apresenta nos idosos através de sinais como:

● Tristeza excessiva e com duração de mais de duas semanas

● Falta de interesse em viver

● Perda do prazer

● Dificuldade e negação para realizar atividades cotidianas

● Queixas frequentes e autodesvalorização

O grande problema é que, muitas vezes, a doença é confundida com “frescuras” – o que pode agravar ainda mais o quadro.

Portanto, se não puder compartilhar seus sentimentos de tristeza e desânimo, o idoso tende a manifestar queixas físicas (dores frequentes), pessimismo, falta de ânimo, perda de energia, alterações no sono e diminuição do apetite.

Dessa forma, esses sintomas podem ser confundidos com outras questões também relacionadas ao envelhecimento e a outros problemas de saúde. Por isso é fundamental que o idoso esteja sempre em dia com suas consultas e exames de rotina.

O que fazer para ajudar um idoso com depressão?


O primeiro passo é procurar ajuda de profissionais especialistas para identificar as causas da depressão.

Se as causas forem biológicas, uma nutricionista e um psiquiatra podem ajudar a compor o tratamento. Nesse caso, algum medicamento pode ser necessário – e então é preciso redobrar a atenção. Isso porque os remédios que normalmente são prescritos por psiquiatras no tratamento para a depressão podem ser arriscados por agravarem doenças prévias.

Na presença de causas ambientais, outras terapias podem compor o tratamento. No entanto, a psicoterapia sempre será uma possibilidade e, além dela, pode-se apostar em arteterapia, encontros com outras pessoas da terceira idade, passeios em grupos, atividades que ajudem a manter o cérebro ativo e exercícios corporais.

O papel dos familiares é importantíssimo!

Os mais velhos tendem a se esquecer das coisas com mais facilidade e também tendem a se debilitar física, psicológica e emocionalmente.

Observar o estado de saúde do idoso, conversar com ele com frequência, demonstrar apoio e compreensão e envolvê-lo em atividades sociais distintas pode ser muito determinante para seu bem estar.

Valorizar os idosos é valorizar a vida, o passado e o futuro.

Fonte: Dolce Vivere

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »