fbpx

Dia Mundial do Coração: Dicas para cuidar bem dele

Dia Mundial do Coração: Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 14 milhões de brasileiros possuem alguma doença cardíaca e cerca de 400 mil morrem anualmente em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país. A pandemia também colaborou para o aumento dos problemas cardíacos, agravando ainda mais a situação e demonstrando que esse é um assunto de extrema relevância.

E no Dia Mundial do Coração comemorado hoje (29), o tema vem à pauta. No intuito de ampliar os conhecimentos sobre prevenção de doenças cardiovasculares, a Casa São Luiz lista algumas dicas para cuidar do coração.

Se manter ativo fisicamente, seja com atividades moderadas ou intensas, contribui para a saúde do corpo como um todo, mas especialmente para o sistema cardiovascular. Os exercícios são capazes de melhorar a vasodilatação, aumentar a performance do coração e ajudar no controle da pressão arterial, da glicemia e do colesterol, reduzindo a incidência de doenças cardíacas.

Cuide da alimentação

Nas últimas décadas, a indústria alimentar aperfeiçoou o sabor dos alimentos, oferecendo produtos cada vez mais saborosos. Mas como tudo tem um custo, muitos dos aditivos utilizados se mostraram prejudiciais à saúde, como o excesso de sal, gorduras não saudáveis e carboidratos. Para garantir uma alimentação saudável, é imprescindível optar sempre pelo consumo adequado de frutas, verduras e legumes, e evitar produtos muito industrializados.

Beba bastante água

Em média, 70% do corpo humano é composto por água. Por isso a importância de se manter hidratado. A água regula a temperatura do corpo, protege os órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes, ajuda nosso metabolismo e ainda protege e hidrata as articulações e células. A maior parte das condições médicas se beneficia desse consumo.

Tenha boas noites de sono

Muitas pessoas sofrem com jornadas de trabalho elevadas e poucas horas de sono, o que contribui para a piora da saúde física e mental, além da descompensação de alguns quadros cardiovasculares, como hipertensão arterial. O recomendado é dormir entre 7 a 8 horas por noite, mas o fundamental é ter um sono reparador.

Cuide da sua saúde mental

Sintomas de ansiedade e depressão podem fazer com que os batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentem consideravelmente. Por isso, inclua no seu dia a dia momentos de relaxamento e autocuidado.

Consulte um médico regularmente

Além de cuidar dos hábitos de saúde, é imprescindível consultar regularmente um médico de confiança, a fim de prevenir doenças e/ou diagnosticar problemas precocemente.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »