fbpx

Dia Nacional do Escritor Brasileiro: confira 5 livros de escritores brasileiros

Dia do Escritor “Bendito o que semeia livros, livros a mancheias, e faz o povo pensar”, já dizia o grande poeta Castro Alves. Um verso cada vez mais importante numa data como a de hoje, em que se comemora no Brasil o Dia Nacional do Escritor. Difícil imaginar onde estaria a humanidade se não fosse aquele que se dedica a escrever.

O dia é uma homenagem aqueles que se dedicam às palavras escritas e o objetivo é ressaltar a importância do trabalho desses profissionais, já que são eles os detentores do poder de transmitir conhecimento, cultura, contar histórias, criar personagens marcantes e transformar não só as pessoas, mas também o mundo.

E é por isso que o blog da Casa São Luiz convidou a Assistente Editorial Jaciara Lima para indicar 5 livros de grandes escritores brasileiros – entre clássicos e atuais. Confira:

A Casa Mágica

Uma história de resistência e coragem da premiada Stella Maris Rezende.

É preciso muita coragem para ir atrás da verdade. Uma jovem estudante vai à luta em busca de descobrir a real história de sua família e da cidade onde vive no interior de Minas Gerais. Enquanto isso, vai perceber que é preciso muita força para amar alguém em meio à intolerância e ao preconceito.

São sete passos para se matar uma tia. Sete estudantes presos por lerem poesia na praça. Rosalina é alguém que gosta de mexer com o sentido das palavras. Levando uma boa dose de esperança na mochila, viaja à Morada Nova, à antiga casa de sua família. Uma casa mágica, imensa e cheia de livros, mas que não recebe visitantes há muitos anos. Disposta a desvendar mistérios, Rosalina vai fazer tudo o que puder, mesmo que para isso tenha que matar uma tia e transformá-la em outra pessoa. No meio do caminho, muitas perguntas surgem. Que segredos estão trancados na biblioteca da tia Felícia? O que está guardado a sete chaves nos cadernos de recordações de Engrácia Maria do Rosário? Qual o real motivo para sete estudantes serem mantidos presos na cadeia da cidade?

A Hora da Estrela

O último romance da escritora brasileira Clarice Lispector.

Foi publicado em 1977 e trata-se de uma obra instigante e original, de cunho autobiográfico, pertencente à Terceira Geração Modernista.

É classificada como um romance intimista, também conhecido como romance psicológico, estilo em que a autora se destaca. Afinal, a obra de Clarice é marcada por suas emoções e sentimentos pessoais.

Memórias Póstumas de Brás Cubas

O romance de Machado de Assis que inaugurou o Realismo no Brasil

Publicado em 1881, é uma das principais obras do escritor Machado de Assis. A publicação desse romance é considerada o marco inicial do Realismo no Brasil, e seu autor, por consequência, é reconhecido como o pai de tal movimento em terras brasileiras.”

Macunaíma – Mário de Andrade

Macunaíma é um dos romances modernistas mais importantes da literatura brasileira, escrito pelo poeta brasileiro Mário de Andrade e publicado em 1928.

A história possui um caráter épico, e é considerada uma rapsódia ou seja, uma obra literária que absorve todas as tradições orais e folclóricas de um povo. Segundo o próprio autor, Mário de Andrade, “Este livro afinal não passa duma antologia do folclore brasileiro”.

Antologia poética – Cecília Meireles

Esta Antologia poética é a única cujos textos foram escolhidos pela própria Cecília Meireles, maior poeta da língua portuguesa. Composta por poemas retirados de diversos livros seus, inclusive alguns inéditos, a obra revela, assim, um precioso autorretrato da escritora. Uma obra sobre as pequenas maravilhas da vida até os questionamentos sobre o destino do mundo e da humanidade.

Curtiu as dicas do Dia do Escritor?! Escreva nos comentários!

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »