fbpx

Dia Nacional da saúde: dicas para cuidar bem da saúde

Cuidar da saúde deve ser um dos principais objetivos das pessoas, afinal isso implica em viver bem e por bastante tempo. Chegar à velhice “vendendo saúde” é possível, mas para isso é essencial se cuidar em todas as outras fases da vida. Cada detalhe pode fazer toda a diferença no futuro. 

É fato que atualmente existem diversos recursos que permitem estar em dia com a saúde, só que infelizmente algumas vezes pode ser um pouco tarde para recuperar o tempo perdido. Medicamentos e procedimentos são importantes, entretanto existem formas mais simples de cuidar de si ao longo da vida. Confira 5 dicas simples para zelar pela sua saúde!

1. Beber água

Hidratar-se diariamente é muito importante para o funcionamento do organismo. O corpo é composto por 70% de água e com isso é vital ingerir no mínimo 2 litros de água por dia. Esse líquido regula a temperatura do corpo, absorve melhor os nutrientes, protege órgãos vitais, entre outras funções. 

2. Ter uma boa alimentação

O bom desempenho do organismo depende principalmente da alimentação. O corpo necessita diariamente de determinadas vitaminas e minerais para funcionar. Sendo assim, ingerir alimentos que proporcionem refeições equilibradas traz inúmeros benefícios para a saúde física ou mental. Uma alimentação saudável diminui as chances de desenvolver doenças como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.

3. Fazer exames uma vez ao ano

Mesmo que a pessoa tenha uma vida extremamente saudável, é importante verificar se tudo está bem. Certas doenças podem ser silenciosas e desenvolvidas rapidamente no organismo. Sendo assim, realizar um “check-up” anualmente é fundamental. Além disso, é possível entender melhor o funcionamento do corpo e suas necessidades.

4. Praticar atividade física

A movimentação adequada do corpo pode ser muito melhor do que se imagina. Diferente do que a maioria das pessoas pensa, atividades físicas não são apenas para manter um “peso ideal”, mas sim para ter uma vida saudável. Praticar exercícios traz benefícios como melhorar o desempenho cognitivo, controlar os níveis de colesterol, prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas, reduzir o estresse e muito mais.

5. Dormir bem

Um dos maiores segredos de viver de forma saudável é dormir bem. Infelizmente muitas pessoas ainda acham que uma noite de sono é um desperdício de tempo, mas isso é só fake news. Reduzir o estresse, melhor humor e sociabilidade, se concentrar melhor nas atividades diárias e evitar acidentes são alguns dos benefícios a curto prazo. Mas para a vida é importante dormir bem porque o corpo precisa de descanso, é no sono que ocorre o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas.

Seguir esses 5 passos pode fazer toda diferença ao longo da vida. Entretanto, tudo isso pode ser em vão se as pessoas não deixarem de praticar hábitos ruins. Fumar é um deles e o próprio Ministério da Saúde adverte que é prejudicial à saúde. Além disso, beber em excesso também é um costume que deve ser evitado. Entre outras atitudes também, como automedicação indevida, exagero de sal ou açúcar, negligência ao realizar atividades diárias e muito mais. Viver bem depende exclusivamente de si mesmo, então cuide-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »