fbpx

É necessário que haja a valorização do idoso

Infelizmente ainda é muito comum que não aconteça a valorização do idoso, mas é necessário que essa realidade mude. Atualmente vivemos em uma sociedade moderna e que ao longo dos anos avançou tecnologicamente. Isso trouxe como consequência que a população tenha envelhecido bem e vivido mais. É preciso entender que sem as pessoas idosas, o mundo não teria chegado aonde está no momento. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 a população com mais de 60 anos vai atingir o número de 1,4 bilhão, e em 2050 vai ser de 2,1 bilhões. “Esse aumento está ocorrendo em um ritmo sem precedentes e vai acelerar nas próximas décadas, especialmente nos países em desenvolvimento”, declara a OMS. Como o número de idosos está crescendo, é necessário que a sociedade se adapte a essa nova realidade e enxergue os benefícios disso.

Infelizmente é comum que pessoas com mais de 60 anos sejam desvalorizadas em muitos lugares. O preconceito e a discriminação por conta da idade é algo a ser combatido diariamente e infelizmente a consequência disso muitas vezes é a agressão e o abandono. Segundo Dordoni e Barbosa (2018), é importante acolher e valorizar o idoso, além de ter paciência, pois os benefícios de tê-lo por perto é enorme graças a sua história de vida que traz uma carga de conhecimento ímpar. 

Ser idoso é sinônimo de privilégio

Valorizar o idoso já é algo comum em muitas culturas, principalmente no oriente. Estar em idade avançada é sinônimo de sabedoria e a pessoa é tratada com respeito. Afinal, eles são a base de uma família, o começo ou continuação de uma história. E envelhecer é visto como um processo natural da vida. Na China, por exemplo, existe uma lei que obriga os filhos a visitar seus pais frequentemente. Mas quando isso não acontece, pode ocasionar em multa ou até mesmo prisão. Dessa forma, o próprio governo enfatiza a valorização dos idosos.

Segundo a gerontóloga Camilla Vilela, chegar a essa fase da vida é um privilégio. “Ser idoso não difere de qualquer faixa etária, pelo contrário, a velhice promove aspectos positivos ao indivíduo, assim como em todos os outros momentos”, complementa Camilla. A sociedade vive uma época em que cada vez mais se convive com pessoas idosas e é necessário compreendê-las. Para a gerontóloga, a valorização da população 60+ é importante, pois só assim é possível desmistificar os mitos e estereótipos empregados a ela.  

Portanto, a valorização do idoso é essencial para o mundo em que vivemos atualmente, onde cada vez mais temos pessoas acima dos 60 anos. E para que isso seja possível é preciso se adaptar, entender, compreender e ajudar.

Deixe uma resposta

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »