fbpx

É preciso falar sobre a saúde do homem

O mês de novembro é dedicado para falar sobre a saúde do homem e principalmente da prevenção ao câncer de próstata, muito comum entre os homens. O Novembro Azul é essencial para falar sobre a saúde do sexo masculino, principalmente porque é comum que esse público não se preocupe com a própria saúde. Infelizmente isso é algo muito ruim, mas simples de ser resolvido.

Muitos homens não costumam ir ao médico, nem mesmo uma vez ao ano, que é o indicado pelos especialistas. Isso ainda ocorre pelo fato de que muitos acham que não é importante cuidar da saúde, e os motivos são diversos. Alguns não querem viver muito, outros acham que é frescura, e tem aqueles que simplesmente não tem tempo e esquecem disso. Essas desculpas trazem como consequência o fato de que homens vivem cerca de 07 anos a menos do que as mulheres.

Os homens costumam procurar um médico por influência das(os) companheiras(os) ou dos filhos, é o que diz uma pesquisa feita pelo Centro de Referência em Saúde do Homem. Infelizmente em metade dos casos isso não é suficiente, pois algumas doenças já estão em um estágio tão avançado que pouco pode ser feito para reverter a situação. É o caso do câncer de próstata.

Se já não existe o costume de ir a um especialista para cuidar da saúde, mais difícil ainda é consultar-se com um urologista. Esse tipo de médico cuida do sistema reprodutor do homem, que inclui a próstata, que é responsável pela produção do fluido seminal que nutre e transporta o esperma. Ela fica localizada próximo da bexiga e o exame que é feito para analisar se existe algum problema ainda é motivo de preconceito. 

O “exame de toque”, como é conhecido, consiste no médico inserir um dedo no ânus, utilizando luva e lubrificante, e analisa a região por cerca de 10 segundos. Por medo e preconceito, muitos homens se recusam a realizar um procedimento tão simples e rápido que pode salvar vidas. E é por isso que no Brasil, o segundo câncer mais comum entre os homens é o de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que no ano passado foram registrados 65.840 novos casos. 

A demora para procurar um médico pode ser fatal e diversos fatores levam a isso, o que tem como consequência o resultado do tratamento. É essencial debater mais sobre o assunto e fazer com que os homens entendam a importância de cuidar da saúde. A maioria das doenças podem ser evitadas se as pessoas buscarem levar uma vida mais regrada e com visitas constantes ao médico. Essa é uma realidade que precisa mudar e depende não só dos homens, mas do diálogo dentro da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »