fbpx

A importância da higiene na terceira idade

Higiene na terceira idade – O envelhecimento é marcado por muitas mudanças físicas, mentais e sociais, o que pode interferir diretamente nas práticas diárias de higiene pessoal na terceira idade. Mas, por que cuidados tão simples, como lavar as mãos, pentear os cabelos, tomar banho e escovar os dentes, por exemplo, podem representar grande dificuldade para os idosos?

Dessa forma, entenda essa e outras questões sobre a importância da higiene pessoal na terceira idade. Aproveite as dicas da Dolce Vivere e evite doenças causadas por fungos, bactérias, vírus e vermes.

Por que a higiene pessoal pode ficar comprometida na terceira idade?

Com o passar dos anos, muitos idosos acabam perdendo a autonomia e a independência, fazendo com que o autocuidado seja deixado de lado, pela incapacidade de mantê-lo com frequência. Inclusive, quando o idoso percebe essa limitação costuma se sentir constrangido, prejudicando ainda mais a sua higiene pessoal.

Por isso, independentemente de quem é o cuidador do idoso, seja um familiar ou um profissional contratado, o carinho e a empatia são fundamentais nesse momento, para que o processo “cuidar” e “ser cuidado” realmente se estabeleça.

No caso do banho diário, por que ele passa a ser um desafio para muitos idosos?

O banho é uma atividade fácil e prazerosa para muitas pessoas, mas pode ser cheio de obstáculos para alguns idosos. Isso porque, na terceira idade, as chances de quedas no banheiro e perda da autonomia se tornam mais recorrentes. Além disso, pode-se ter como agravante a resistência do idoso em receber ajuda nesse momento, o que torna o banho ainda mais complicado.

Mas atenção: a rejeição do idoso ao banho pode ter como causas algum trauma que já ocorreu ou receio de que algo ruim possa acontecer com ele. Por isso, o cuidador deve sempre verificar a temperatura da água, estar atento para não irritar os olhos e ter muito cuidado e respeito na hora de manusear ou segurar o idoso.

E por que os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados na terceira idade?

Assim como acontece com outras partes do corpo, o processo de envelhecimento pode enfraquecer os dentes e a gengiva, sendo um fator de risco para que o idoso perca todos os dentes. Para evitar que isso ocorra, é preciso redobrar os cuidados com a higiene da boca, pois ocorre a diminuição da produção de saliva e, como consequência, a boca seca, que pode favorecer o aparecimento de cárie na raiz, de lesões e gengivites.

Assim sendo, com os devidos cuidados e visitas regulares ao dentista, é perfeitamente possível chegar à terceira idade sem utilizar próteses dentárias.

Dicas de higiene para idosos

– Mantenha uma rotina de banhos;

– Cuide da higienização da boca e dentes;

– Hidrate a pele para evitar o aparecimento de doenças dermatológicas, incluindo feridas e micoses;

– Apare as unhas para evitar o acúmulo de sujeira e acidentes;

– As roupas devem ser trocadas com frequência;

– Cabelos, unhas e barba devem ser limpos diariamente;

– Beba muita água para evitar a desidratação e busque uma alimentação balanceada;

– Banhos de sol são muito bem-vindos.

Respeite os hábitos da pessoa idosa! Ser bem cuidado é um importante fator para promover sua dignidade e qualidade de vida.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »