fbpx

Idosos e o mercado de trabalho

Idosos x trabalho: apesar de o mercado estar cada vez mais voltado para a atração e retenção dos jovens talentos, o cenário de contratação de profissionais da terceira idade pode apresentar vantagens e diferenciais para o sucesso de uma empresa.

Seja por ainda acreditarem que têm muito a contribuir ou para complementar a renda de uma aposentadoria, por vezes, insatisfatória, o fato é que os profissionais mais maduros estão voltando às empresas para oferecer uma mão de obra ricamente qualificada.

O blog da Casa São Luiz traz, hoje, informações de como anda a presença do profissional da terceira idade no mercado de trabalho, quais são as vantagens de contratá-lo e como fazer a inclusão e reintegração dentro da empresa. Continue a leitura!

A experiência como diferencial

Os dados do IBGE, mostram que os idosos são presença significativa no mercado de trabalho, saltando de 5,9% em 2012 para 7,2% em 2018.

Isso mostra que pessoas com idade acima de 60 anos acreditam não precisarem se retirar do mercado, quando se sentem aptas a desempenhar um bom trabalho — um ganho para as empresas ao aproveitar a experiência desses profissionais.

Foto: Envato Elements

Por que apostar na reintegração da terceira idade aos postos de trabalho?

Apesar do avanço da tecnologia, da transformação digital e da virtualização de uma infinidade de processos, alguns hábitos e práticas antigas são ainda imprescindíveis para o sucesso de uma empresa.

As gerações ‘Millennials’ e ‘Z’ – que vivenciam o início e a proliferação da inovação tecnológica – formadas por pessoas e profissionais inquietos e com dificuldades de se manterem por muito tempo em um mesmo lugar, são beneficiadas pela ponderação e sabedoria da terceira idade.

Profissionais maduros são o contraponto dessas gerações que exibem talentos e disposição para a realização, mas que não têm paciência para esperar o melhor momento. Enquanto isso, as pessoas que já passaram por muitas experiências sabem que é preciso equilíbrio para alcançar resultados efetivos.

Há no profissional maduro que volta ao mercado de trabalho um desejo genuíno de acertar – o que pode ser um ganho, pois a dedicação e empenho costumam estar junto a uma qualidade de trabalho exemplar.

Independente do motivo da reinserção no mercado de trabalho, os profissionais com idade superior podem ter grandes vantagens.

Vantagens de contar com profissionais da terceira idade em empresas

Eles podem ajudar no crescimento de um negócio, contribuindo com a bagagem adquirida ao longo da carreira (o que, dependendo do segmento, é essencial para que a empresa alcance bons resultados).

Muitas empresas já perceberam que essa é uma aquisição inteligente, já que a terceira idade tende a ser mais receptiva e afetiva, interna e externamente. A tendência é que ela, com vida já consolidada, tenha um perfil mais centrado e menos afobado.

Porém, há uma resistência ainda muito evidente no Brasil, país onde é cultural segregar esta geração por justamente acreditar que ela não seja capaz de ser produtiva.

Muitos justificam a falta de criatividade, a dificuldade de lidar com a tecnologia e a lentidão para locomover-se, com empecilhos de contratação da terceira idade.

Mas as empresas que estão dispostas a adaptar o ambiente para receber de volta profissionais que passaram dos 60 anos só têm a ganhar e estão um passo à frente na corrida pelo destaque em defesa da diversidade.

Criação de programas de inclusão

Criar um programa com políticas de inclusão para profissionais maduros é uma ótima iniciativa, com a descrição de todas as particularidades que envolvem a contratação deles.

Com isso, a ideia de preconceito, rejeição e resistência logo é quebrada com a educação dos colaboradores para receber os profissionais com carinho, senso colaborativo e sem distinção, o que promove de imediato uma adaptação respeitosa e inclusiva.

Foto: Envato Elements

Empresa Maturi

Considerando a inclusão de cidadão 50+ no mercado de trabalho, temos como um grande exemplo a Maturi, empresa com 6 anos de valorização do profissional maduro e impacto social.

É uma plataforma pioneira no Brasil, que reúne oportunidades de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking, com o objetivo de conectar pessoas maduras e experientes em busca de atividade e ocupação entre si e com empresas.

Por meio da MaturiJobs, ela vêm criando um movimento de ação coletiva entre empresas com o objetivo de impulsionar uma participação maior dos 50+ na força de trabalho das empresas.

Bacana demais!

Para finalizar, vale a reflexão sobre os conceitos e preconceitos sobre a (de) eficiência de alguém que ultrapassou a idade antes definida como improdutiva no mercado.

Os números estão aí para mostrar que a presença do profissional da terceira idade no mercado de trabalho é bem-vinda e necessária — feliz da empresa que perceber essa vantagem competitiva.

Leia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »