fbpx

A importância do contato familiar para idosos institucionalizados

A terceira idade tem seus desafios para todos que têm o privilégio de chegar até ela. Muitos idosos, por motivos pessoais ou familiares, acabam se hospedando em uma casa de repouso, mas você sabia que o contato com os parentes mais próximos é fundamental para idosos institucionalizados?

Apesar de uma casa de repouso oferecer diversas vantagens, qualidade de vida e todo o suporte necessário para garantir o bem-estar na terceira idade, essa mudança na rotina exige adaptação e, claro, companhia da família.

Esse post vai mostrar a importância desse contato, que sempre deve existir. Afinal de contas, os idosos precisam muito mais do que roupa lavada, cama, medicamentos e comida: eles precisam de muito carinho.

Por que o apoio familiar é importante para idosos institucionalizados?

Menos chances de desenvolver depressão

Idosos que se hospedam em uma conceituada casa de repouso e recebem visitas constantes dos familiares ou parentes mais próximos, apresentam menos chances de desenvolverem depressão, episódios de ansiedade e outros distúrbios psicológicos.

Esse contato com os filhos, netos ou irmãos, por exemplo, pode fazer um bem danado para a saúde mental e física do idoso. Ele não vai sentir aquela terrível e incômoda sensação de abandono por parte dos seus familiares, o que pode causar muita tristeza e angústia.

O idoso precisa ter a certeza de que pode contar com a presença constante da sua família, mesmo quando não estão dividindo o mesmo teto. Pode até não parecer, mas isso dá mais tranquilidade para o idoso.

O idoso se sente mais importante e querido

Não é só porque o idoso está hospedado em uma casa de repouso de confiança que ele nunca mais precisa receber visitas da sua família, certo? Quem está na terceira idade precisa sentir que tem importância e é querido por todos os seus familiares.

Todo mundo gosta de ser lembrado e querido, certo? O idoso que está hospedado em uma casa de repouso precisa ter a sensação de que existem pessoas que se preocupam com ele, mesmo se a sua família estiver longe.

Por isso, reserve um tempo em sua agenda para visitar o seu parente idoso que está hospedado em uma casa de repouso. Esse contato facilita a adaptação e faz bem tanto para ele quanto para você, que pode acompanhar o bem-estar do idoso de perto. A grande questão é não deixar de manter contato frequente.

Mais bem-estar para o idoso institucionalizado

Imagine você estar hospedado em uma casa de repouso e receber a visita de um ou dois membros da sua família todo final de semana. A sensação de bem-estar seria gigantesca, certo? O sentimento de solidão na terceira idade é muito comum , mas com o contato próximo de familiares, as chances dessa sensação aparecer é drasticamente reduzida.

Dessa forma, o contato do idoso com a sua família traz uma prazerosa sensação de bem-estar e pode até proporcionar mais qualidade de vida para o mesmo.

Contar com o apoio, a presença constante e a segurança da família, pode ser uma injeção de ânimo na vida do idoso que está em uma casa de repouso. Até a sua qualidade de vida pode aumentar bastante, já que terá mais disposição para enfrentar os desafios da terceira idade sabendo que tem todo o suporte e amor necessário.

Proporciona um envelhecimento mais saudável aos idosos institucionalizados

Pessoas que estão na terceira idade já tiveram diversas experiências na vida, algumas boas outras nem tanto. Mas a última coisa que eles desejam é o abandono por parte da família, principalmente se estiverem hospedados em uma casa de repouso.

Contar com o apoio dos parentes mais próximos é fundamental para que aconteça um envelhecimento mais saudável. Depois de trabalhar a vida inteira, o que os idosos mais querem é desfrutar da aposentadoria e contar com o apoio e carinho dos familiares. Isso não tem preço!

Um idoso que está hospedado em uma casa de repouso e que não recebe a visita de nenhum parente ou familiar, tem grandes chances de não envelhecer com saúde e com alegria, disposição e saúde. Mesmo que o idoso só queira sossego, ele precisa de um contato constante com sua família, para ter mais tranquilidade no dia a dia.

Mais segurança e conforto emocional

Por fim, mesmo que uma bem conceituada casa de repouso ofereça todo o conforto e uma hospedagem digna para os idosos, as visitas constantes da família não devem ser negligenciadas. Esse contato com os parentes mais próximos trazem muito mais segurança e conforto emocional.

Pessoas idosas que ficam longe da família por longos períodos, muitas vezes, podem ficar com baixa autoestima ou apresentarem instabilidade emocional. Se algum idoso da sua família estiver hospedado em uma casa de repouso, não deixe de manter contato frequente com ele.

Além disso, quem está na terceira idade precisa sentir que terá todo o suporte da sua família, caso aconteça algo. Saber que você está sozinho no mundo e que não tem apoio de nenhum parente, amigo ou familiar, pode ser desesperador e angustiante. Um pouco de empatia nunca fez mal a ninguém!

Foto: Acervo CSL

Dicas na hora de visitas para idosos em institucionalizados

Se você tem algum parente hospedado em uma casa de repouso, fique por dentro das nossas dicas antes de visitá-lo:

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »