fbpx

Os benefícios do lazer: 6 opções de lazer para a terceira idade

Lazer na terceira idade – Conforme envelhecemos, nossa vida social – antes agitada e cheia de afazeres – vai se tornando cada vez mais pacata e o tempo livre se torna uma realidade. Especialmente no processo da aposentadoria, o idoso acaba ganhando bastante tempo livre que, se não utilizado de maneira saudável, pode levar ao sentimento de solidão e ocasionar problemas psicológicos como a depressão.

O lazer na terceira idade, neste caso, auxilia os idosos a envelhecerem com mais saúde e, consequentemente, a viverem mais e com uma boa qualidade de vida. Veja nesse artigo os benefícios e 6 opções de lazer para o cidadão 60+.

6 opções de lazer para a terceira idade

Agora que você já entendeu a importância e benefícios que uma simples atividade de lazer pode trazer à vida dos velhinhos, confira as dicas e descubra algumas atividades que podem ser acrescentadas na rotina!

1) Atividades físicas

Não é novidade que praticar atividades físicas faz bem para a saúde, certo? Quando se trata dos idosos, não é diferente.

Praticar algum esporte, ginástica, pilates ou alguma outra atividade que seja do gosto do idoso é uma ótima opção de lazer. Além de auxiliar no convívio social e interação, a atividade física também ajuda na saúde, refletindo na melhora do condicionamento físico, aumento da disposição e diminuição do estresse.

2) Grupos de leitura

Ler é uma atividade especialmente benéfica para os idosos, pois a leitura estimula o cérebro, o raciocínio e a memória.

Para deixar essa atividade ainda mais completa, uma boa ideia é formar grupos de leitura com idosos. Dessa forma, além dos benefícios já citados, os participantes ainda terão a oportunidade de conhecer novas pessoas, interagir, debater as histórias e fazer amigos.

3) Cinema e programas culturais

Quando falamos sobre cinema e artes, não falamos apenas sobre ir assistir filmes em cinemas ou passear por museus e exposições.

Fazer um “cinema em casa” e convidar a família ou mesmo amigos é uma ideia criativa para entreter e divertir os idosos.

Foto: Acervo Casa São Luiz

4) Aprender algo novo

Outra boa opção de lazer para os idosos é oferecer aulas, afinal, nunca é tarde para aprender!

As opções são infinitas: crochê, culinária, música, pintura, desenho, costura e até mesmo outra língua! O importante é ser algo que interesse de verdade.

5) Jogos

Os jogos podem ser ótimos aliados para divertir, estimular a mente, integrar socialmente e diagnosticar problemas de saúde.

Aqui, as opções também vão além do que podemos imaginar. Dentre elas podemos citar o sudoku, xadrez, dominó, cartas, palavras cruzadas e é claro, os jogos de videogame!

6) Tecnologias

Por que não aproveitar as tecnologias do dia a dia como forma de lazer? Pode não parecer, mas assim como os mais jovens, os idosos gostam de aprender a mexer em novas tecnologias.

Apresente computadores, tablets e celulares ao idoso. Ensiná-lo a mexer em teclados é uma excelente forma de treinar a coordenação motora e a memória. Além disso, quando se trata de tecnologia, as formas de se divertir são variadas: jogos online, cursos, serviços de streaming, entre outros.

Benefícios do lazer na terceira idade

Inclusão social

Um dos principais benefícios de introduzir uma atividade de lazer na vida do idoso é a inclusão social.

O lazer contribui para que o idoso seja incluído em novos contextos sociais, promovendo a aproximação com a comunidade e sociedade, evitando, assim, problemas relacionados à solidão.

Além disso, atividades de lazer contribuem para o desenvolvimento de novas habilidades, o compartilhamento de experiências e culturas.

Valorização

Ao participarem mais efetivamente de atividades que gostam e sentem prazer em fazer parte, os idosos se sentem mais valorizados, queridos e requisitados pelo meio que fazem parte, contribuindo com a melhora da autoestima.

Mais saúde

Como já citamos, o contato com outras pessoas e as atividades de lazer ajudam a melhorar e a fazer uma manutenção da saúde física e psicológica dos idosos.

Com o passar do tempo, pode ser observada uma melhora na imunidade, o corpo se torna mais equilibrado, o metabolismo se torna mais rápido e o cérebro fica mais saudável, evitando doenças psicológicas, como depressão e ansiedade.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »