fbpx

Semana da mulher: razões para a longevidade feminina

A longevidade é um assunto importante e uma das primeiras teorias era a de que os homens viviam uma vida fisicamente mais exaustivo e o corpo acabava cobrando o preço disso mais tarde. Mas se isso fosse verdade, atualmente, a diferença na longevidade deveria ser menor, já que a maioria dos homens e das mulheres realizam os mesmos tipos de trabalho.

No entanto, o que os números ainda apresentam são de que, a diferença na expectativa de vida entre os sexos se manteve estável apesar das profundas transformações sociais dos últimos séculos.

A informação genética é uma das justificativas que não favorecem o envelhecimento masculino, e alguns fatores fisiológicos, especialmente os hormonais. Mas ainda assim, os especialistas asseguram que esses não são os principais motivos para a longevidade feminina.

Então afinal, porque existe essa diferença? Há três principais razões, segundo a ciência:

Genética

Essa é uma das principais hipóteses para essa diferença. É o resultado do papel que desempenham os cromossomos que determinam o sexo. As mulheres têm cromossomos XX e os homens têm cromossomos XY.

Os cromossomos X contêm muitos genes que ajudam a prolongar a vida.

Hormônios

Durante a adolescência, as crianças passam pela puberdade (o amadurecimento sexual) por causa das mudanças na produção de hormônios. O estrogênio, o hormônio sexual feminino, atua como “antioxidante” no corpo, impedindo o envelhecimento das células.

Em experimentos com animais, as fêmeas que têm falta de estrogênio tendem a não viver tanto quanto as que mantêm os níveis de hormônio sexual feminino.

O estrogênio também facilita a eliminação do colesterol ruim e, portanto, pode oferecer certa proteção contra doenças do coração.

Nos homens, é maior a produção de testosterona, que faz com que o corpo seja maior – e é responsável por características como a voz mais grave e o corpo mais peludo.

A taxa de mortalidade dos homens aumenta muito nos últimos anos da adolescência, quando se elevam seus níveis de testosterona.

Ocupação e comportamento

O incentivo cultural para que homens se comportem de maneira mais violenta e arriscada do que as mulheres também tem um peso na expectativa de vida menor, segundo os especialistas.

Outros fatores culturais influenciam: as mulheres entre 16 e 60 anos vão ao médico mais frequentemente do que os homens da mesma idade em diversos países.

Além disso, conjunturas regionais afetam muito esses índices. Em lugares com conflitos armados, a esperança de vida masculina diminui em alta velocidade.

Fatores como fumar, beber e se alimentar incorretamente também explicam a diferença em alguns países.

Vale lembrar que, no Brasil, de acordo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE), a expectativa de vida ao nascer, em 2021, é de 80 anos para mulheres e de 73 anos para homens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »