fbpx

Como administrar medicamentos para os idosos?

Com o envelhecimento da população, surgem as doenças da velhice somadas a enfermidades que perduram nessa idade. Esse cenário proporciona o aumento no consumo de medicamentos para idosos.

Pacientes idosos usam diariamente, no mínimo, quatro medicamentos para tratar agravos pequenos de saúde ou doenças crônicas. Enquanto alguns idosos conhecem profundamente seus medicamentos e como utilizá-los, outros apresentam dificuldade em reconhecer, armazenar e administrar suas medicações.

A administração de remédios é a primeira etapa para garantir a eficácia da terapia medicamentosa, pois é através dela que o princípio ativo chegará à circulação sanguínea e exercerá seu efeito terapêutico. Devido à complexidade do processo de envelhecimento, alguns idosos perdem a capacidade de engolir comprimidos e outros precisam de medicações administradas por via parenteral (subcutânea, intramuscular ou endovenosa).

É importante seguir algumas recomendações na administração de remédios em idosos, como verificar o nome do medicamento e a dosagem que será administrada e preparar os materiais importantes para a aplicação quando necessário. Se a administração de medicamentos não for realizada adequadamente nos idosos, pode ocorrer perda de efeito ou manifestações tóxicas.

A seguir listamos cinco informações que podem ser úteis ao administrar medicamentos em idosos. Confira:

Caixa para os medicamentos de uso constante

Mantenha os medicamentos em suas embalagens originais e não descarte as bulas. Coloque todos os medicamentos dentro de uma caixa transparente (de preferência), para favorecer a visualização do conteúdo. Assim fica mais fácil verificar o estoque dos medicamentos e os que estão com prazo de validade próximo.

Tabela com o horário de administração dos medicamentos

É importantíssimo organizar essa tabela inserindo o nome dos medicamentos, a quantidade que será administrada, o horário e as orientações quanto à utilização (p. ex.: jejum, depois do almoço, hora de dormir). Essa tabela deve ficar disponível em lugar de fácil acesso para todos que residam com o idoso.

Idosos com dificuldade de engolir comprimidos

Considere a possibilidade de macerar os comprimidos, ou seja, triturar os pedaços e misturar com um pouco de água. Contudo, verifique na bula do medicamento ou converse com o farmacêutico sobre essa possibilidade, pois alguns comprimidos não podem ser partidos. Caso o idoso tenha vômito em um período de até 30 minutos após a administração, é aconselhável administrar o medicamento novamente.

Medicamentos para idosos na forma de injeção

Pacientes que necessitam de injeção subcutânea de medicamentos, como os diabéticos, precisam realizar o chamado rodízio nos locais de aplicação para evitar o incômodo e o acúmulo irregular de gorduras. Se, no dia anterior, a aplicação foi no braço esquerdo, na próxima alterne para o braço direito. Conforme recomendações do fabricante, agulhas e seringas não devem ser reutilizadas.

Descarte de medicamentos

Os medicamentos vencidos devem ser separados dos demais. Os comprimidos e cápsulas devem ser mantidos nos blísteres e dentro da caixa. Quando o medicamento for líquido, coloque uma embalagem extra para evitar o vazamento e jamais descarte no vaso sanitário. Leve para o centro de saúde mais próximo de sua residência ou a uma drogaria que faça esse recolhimento.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »