fbpx

Meio Ambiente: Por que pensar nele em uma ILPI?

No dia 05 de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os dias que se antecedem são considerados como a Semana do Meio Ambiente. Essa data foi instituída na Conferência de Estocolmo promovida pela ONU, em 1972. O objetivo é debater sobre os impactos da ação humana na natureza e os riscos para sua sobrevivência. 

Atualmente esse assunto deve ser colocado ainda mais em prática. Segundo os dados da OMS a população está crescendo e vivendo mais e até 2050 haverá mais idosos do que crianças no planeta. Sendo assim, é necessário pensar no meio ambiente hoje para que no futuro não se esgote os recursos que permitem que os seres vivos sobrevivam. E também é preciso incluir o envelhecimento como uma pauta dentro do meio ambiente.

É fato que muitos idosos não se preocupavam com a relação entre a sociedade e o ambiente em que se vive. Afinal, educação ambiental e o pensamento ecologicamente correto estão presentes há pouco tempo nas escolas. Mas se adaptar a uma nova realidade é algo necessário, principalmente em relação a isso. 

Foto: Thiago Diz

Realizar ações em prol do meio ambiente são soluções que podem fazer a diferença e quando os idosos vivem em um lugar que tem isso como prática comum, é ainda melhor. Reciclagem, reutilização da água, diminuição do uso de copos descartáveis, entre outras, são possibilidades eficazes para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Dessa forma é possível ser um bom exemplo para aqueles que mais são beneficiados, pois viverão de forma mais saudável.

Como é possível uma ILPI agir de forma sustentável?

A Casa São Luiz existe há 130 anos e tem se adaptado às necessidades de cada época. Há algum tempo tem realizado mudanças para atuar pensando na sustentabilidade. Conversamos com o nosso supervisor de hotelaria, Carlos André, sobre as ações que a instituição tem realizado e os benefícios que elas trazem. Ele é o responsável pelo bom funcionamento da CSL, é o nosso gestor de serviços.

  1. Quais ações são realizadas na Casa São Luiz em prol da sustentabilidade?

Hoje a CSL adota a destinação de seu lixo (orgânico, infectante, comum e entulhos) em aterro e destinos certificados confeccionando as documentações exigidas pelo órgão regulamentador (INEA). Além disso, foram distribuídos copos para os colaboradores passarem a utilizar e assim, evitar o consumo de materiais não recicláveis.

2. Que ideias foram colocadas em prática nos últimos meses que são positivas para o meio ambiente?

Implantamos as lixeiras coloridas para melhor segregação dos lixos. E também estamos finalizando o projeto de Mini ETE que irá proporcionar a reutilização das águas fluviais e a água proveniente da lavanderia para serem aproveitadas na rega do jardim e na lavação de piso.

Foto: Thiago Diz

3. Na sua opinião, qual a vantagem de atuar em um meio corporativo que pensa na sustentabilidade?

Hoje todas as organizações precisam ter em seu DNA a cultura da sustentabilidade. Ela proporciona à empresa um posicionamento positivo perante o público e principalmente aos seus clientes, isso traz grande importância social e ambiental. A sustentabilidade empresarial permite que a instituição possa sobreviver mesmo escolhendo atuar desta maneira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »