fbpx

Conheça os alimentos benéficos para a memória do idoso

O envelhecimento e, por consequência, a perda de memória, são processos naturais da vida. Com o passar dos anos, mudanças físicas, emocionais e psicológicas podem ser observadas nos indivíduos. E, diante da tendência de aumento da expectativa de vida ao redor do mundo, os idosos precisam ter qualidade de vida.

No Brasil, não é incomum encontrar idosos que chegam aos 80, 90 e até mesmo mais de 100 anos. Contudo, especialistas indicam que são raros os idosos que apresentam condições clínicas satisfatórias, especialmente no que se refere à memória.

Na maioria dos casos, pessoas de idade avançada conseguem se lembrar de eventos do passado, com inúmeros detalhes. No entanto, a situação não é a mesma quando o idoso precisa relembrar acontecimentos recentes. Nesse cenário, é comum que haja situações de confusão mental e esquecimento.

As mudanças na memória ocorrem porque, por volta da quarta década de vida, a capacidade de armazenar informações – desempenhada pelo cérebro – sofre um processo gradativo e lento de deterioração. O aspecto biológico deve ser considerado, mas não é o único a contribuir com a precarização da memória. O excesso de informações – especialmente visuais – podem causar confusão mental e comprometer com o processo de deterioração.

Como prevenir a perda de memória?

Apesar de ser considerada um processo natural do envelhecimento, a deterioração da capacidade de armazenar informações é, também, influenciada por fatores externos. Isso significa que existem medidas de prevenção ao esquecimento. Além da realização de exercícios físicos, é necessário considerar os benefícios da alimentação nesse processo.

Além de contribuir com a manutenção de uma boa saúde física, a alimentação equilibrada é uma importante aliada da memória.

Abaixo você conhece os sete principais alimentos que trazem benefícios à memória dos idosos. Confira:

Peixe

Os benefícios do consumo de peixe são conhecidos há muitos anos. Nutricionistas de todo o mundo recomendam a ingestão de pescado a pessoas de todas as idades, já que o alimento é rico em vitaminas e minerais extremamente importantes para a manutenção da saúde física e mental.

Os peixes apresentam ômega 3, nutriente essencial para a manutenção da saúde do tecido cerebral. E os benefícios não param por aí: além de prevenir o aparecimento e/ou a evolução de doenças neurodegenerativas, o ômega 3 auxilia no alívio e na recuperação de sintomas ligados à ansiedade e à depressão.

Frutas vermelhas

As as frutas vermelhas trazem benefícios para a memória dos idosos. São importantes aliados da saúde do cérebro, já que são ricas em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, capazes de proteger o tecido cerebral do envelhecimento precoce e acelerado.

Para que os benefícios sejam sentidos, é necessário incluir uma ou mais frutas vermelhas na dieta diariamente.

Vegetais verdes escuros

Os vegetais de folhagens em tons verde-escuro, auxiliam na e à deterioração da memória. Isso ocorre porque esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais que atuam diretamente no sistema nervoso.

O ácido fólico preserva as vitaminas presentes nesses vegetais e a massa cinzenta do cérebro.

Abacate

O abacate é rico em gorduras, mas esse fato não é prejudicial, já que, como monoinsaturada, ela contribui com a regulação dos níveis do colesterol HDL – conhecido como ‘colesterol bom’.

Rica em vitaminas C, E e do complexo B, a fruta atua diretamente no cérebro, fortalecendo a massa cinzenta e a conexão entre os neurônios – as células do sistema nervoso.

Azeite de oliva

Assim como o abacate, o azeite de oliva é rico em gordura monoinsaturada que contribui com o aumento dos níveis do colesterol HDL. Além disso, o produto concentra uma grande quantidade de substâncias antioxidantes, que atuam no combate ao envelhecimento precoce.

Na hora de consumir o produto, prefira as versões extra virgem, que, além de contribuírem com a memória, trazem benefícios à saúde do coração e do sistema circulatório.

Chocolate amargo

Quem disse que uma dieta balanceada e equilibrada com foco na preservação da memória não pode ser deliciosa?! Rico em cacau, o chocolate amargo – que contém menos açúcar e mais porções da fruta – possui nutrientes fundamentais para a prevenção de doenças neurodegenerativas, como ferro, zinco, magnésio e potássio. Assim como o azeite de oliva, também contém inúmeras substâncias com poder antioxidante.

A Casa São Luiz leva a alimentação a sério!

A CSL, localizada no bairro do Caju (RJ), se preocupa com a alimentação de seus residentes. Além de proporcionar cuidados com a saúde em tempo integral, conta com uma equipe de nutricionistas, que desenvolvem cardápios de acordo com as características e necessidades dos moradores.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »