fbpx

Oito dicas para cuidar bem da sua saúde ocular

A saúde ocular é muito importante e diariamente realizamos diversas atividades que envolvem a visão e muitas vezes nem percebemos. Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, os olhos são utilizados o tempo todo ao longo da rotina. E por isso é muito importante cuidar bem deles.

Quando lemos um livro, saímos na rua, compramos algo, mexemos no celular ou computador, procuramos algo, entre outros, estamos utilizando os olhos para nos auxiliar nessas atividades. Apesar da importância desse órgão, ele é sensível e precisa de cuidados essenciais. Como recentemente foi Dia da Saúde Ocular, confira aqui 8 dicas de como cuidar de sua saúde ocular:

1. Usar óculos de sol de qualidade

Apesar do que muitas pessoas pensam, utilizar óculos escuros não é apenas para completar um look. O adereço é fundamental para proteger os olhos dos raios solares UVA e UVB. A exposição a esses raios pode trazer danos à córnea, desenvolver uma catarata no futuro ou implicar em uma conjuntivite. Mas o item precisa ser de boa qualidade, não pode ser comprado em qualquer lugar, pois utilizar óculos escuros faz muita diferença. 

2. Retirar toda maquiagem antes de dormir

Para as pessoas que usam maquiagem, seja diariamente ou de vez em quando, é importante retirá-la de toda a pele, mas também dos olhos. Cuidar da higiene ocular é essencial para a saúde de sua visão. Algumas partículas de cosméticos podem acabar entrando nos olhos e isso pode causar algumas irritações. Sendo assim, retirar qualquer resíduo de maquiagem e cremes ajuda a evitar infecções mais graves. 

3. Não compartilhar objetos de uso pessoal

É muito comum que as pessoas emprestem objetos pessoais umas para as outras e não se preocupem com isso. Mas certos itens precisam pertencer a uma única pessoa, é uma questão de higiene e saúde. Os olhos estão expostos o tempo todo e seus cuidados precisam ser redobrados, pois estão mais propícios a serem contaminados. Portanto, é essencial não emprestar objetos que têm contato com os olhos, como pincéis de maquiagem, óculos de sol, óculos de natação, entre outros. Além disso, óculos e lentes com grau são itens feitos para cada visão e podem piorar determinados problemas se forem utilizados de maneira errada. 

4. Alimentar-se bem

A alimentação também implica numa boa saúde ocular. Uma dieta rica em frutas, determinados vegetais e peixe, alimentos que possuem vitaminas importantes de serem ingeridas, é essencial para a otimização da visão. Além disso, é importante controlar o açúcar e o sal ingerido diariamente, pois isso pode acarretar em uma diabetes ou hipertensão. E essas doenças em níveis avançados e sem os devidos cuidados podem ocasionar em uma cegueira irreversível.

5. Proteja seus olhos da luz azul artificial 

Aparelhos eletrônicos como celular, tablet, computador, televisão, entre outros, possuem uma luz artificial que ao ser utilizada por muito tempo pode causar problemas oculares. O uso contínuo desses equipamentos ocasiona cansaço visual e dor de cabeça. Mas para que isso seja evitado, existem algumas dicas essenciais. Utilizar óculos com prescrição para trabalhar, com filtro azul e anti reflexo. A tela do computador precisa estar posicionada de 15 a 20 graus, com 40 a 75 cm de distância dos olhos. Posicionar a mesa na lateral de uma janela e fazer pequenos intervalos para descansar a vista, de qualquer aparelho. 

6. Evite coçar os olhos 

Algo muito comum e igualmente não recomendado é o ato de coçar os olhos. Um hábito que pode prejudicar seriamente a saúde da visão. Esfregar os olhos pode ocasionar em problemas como afinamento e deslocamento de retina, provocar lesões, pegar conjuntivite, danificar a córnea, causar vermelhidão e até doenças mais graves. Isso pode ocorrer porque nossas mãos têm contato com diversos objetos transmissores de infecções e bactérias. Qualquer coceira deve ser primeiramente lavada com água e caso o problema permaneça é essencial procurar ajuda médica. 

7. Não usar colírios sem orientação médica

Assim como não é correto se automedicar sem indicação de um médico, utilizar colírio também não. O item é um medicamento e é necessário orientação médica para isso. Infelizmente é muito comum que as pessoas usem colírios para qualquer desconforto nos olhos, sem recomendação de um especialista. Isso pode causar muitos problemas para a saúde ocular.

8. Realizar consultas periódicas 

Independente de utilizar óculos de grau ou não, é importante se consultar com um Oftalmologista com frequência. Algumas doenças oculares são silenciosas e precisam ser detectadas o quanto antes. Sendo assim, é importante estar atento e isso só vai ser possível com exames de rotina. Dessa forma fica mais fácil realizar um monitoramento da saúde ocular.

Para ver mais dicas sobre saúde ocular e como prevenir doenças, acesse aqui uma cartilha do Ministério da Saúde. É importante estar sempre atento a qualquer detalhe diferente nos olhos, afinal, eles são essenciais para a rotina.

Deixe uma resposta

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »