fbpx

Quais atividades artísticas a Casa São Luiz promove?

Atividades artísticas são muito importantes em todas as fases da vida. Segundo o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, “arte é uma flor nascida no caminho da nossa vida, e que se desenvolve para suavizá-la”. E tornar a rotina algo mais fácil de viver faz toda a diferença, principalmente na velhice. 

Hoje, 12 de agosto, celebra-se o Dia Nacional das Artes, dia em que a primeira escola de artes do Brasil foi fundada. A data foi instituída no século passado para homenagear todos os profissionais dessa área. Isso tornou-se possível porque foi criada uma lei que regulamentou a profissão de artistas e suas diversas manifestações. Dedicar-se à arte traz diversos benefícios e além de ser uma profissão, pode ser também um hobby. 

A Casa São Luiz gosta e valoriza a arte e busca sempre inseri-la nas atividades realizadas com os idosos. Essa área é uma grande aliada para ocupar o tempo das pessoas que estão na fase do envelhecimento. Além disso, atividades artísticas podem ser utilizadas como uma forma de terapia, para evitar a depressão, curar feridas antigas, trazer sentido para a existência e garantir o bem-estar.

Em conversa com o psicólogo Thiago Cantisano, ele nos contou que muitas vezes os idosos sempre quiseram aprender algo novo voltado para o campo artístico, mas não conseguiram por causa da rotina que tinham anos atrás. “É sempre bom ajudar o idoso a reconhecer experiências que ele gostaria de ter e não teve, ou algo que gostaria de aprender e não teve tempo”, comenta Cantisano. E por isso a instituição busca sempre trazer algo diferente. E que atividades são essas?

Conheça as atividades da CSL

Ajudar um idoso a descobrir coisas que ele gosta de fazer ou que é bom fazendo pode ser essencial nessa fase da vida. Muitas vezes essas descobertas estão no campo artístico e quando a pessoa ama esse tipo de atividade, tem um impacto positivo no corpo e na mente. A pessoa muda a forma de viver e se comportar. E a arte em si ocasiona em em longevidade, porque traz tranquilidade, foco, melhora a memória, a concentração e a coordenação motora. Conheça algumas atividades que a Casa São Luiz oferece para os idosos e que envolvem a área artística.

Cine Casa São Luiz

Toda semana os idosos recebem ingressos para uma sessão de cinema. A Sala Multiuso foi reformada para que o clima da sétima arte tomasse conta do espaço e da instituição. Os filmes são escolhidos pelos residentes e pelos colaboradores e todo fim de semana eles têm essa experiência com longas premiados, clássicos, engraçados, emocionantes e inesquecíveis. Muitos não iam ao cinema há muito tempo e tem sido algo gratificante.

Oficinas

Em datas festivas a equipe da CSL programa atividades diferenciadas e inovadoras. Muitas vezes o lado artístico aflora em colaboradores e residentes. Recentemente duas oficinas fizeram um grande sucesso, confecção de máscaras e de pulseiras. Com tecidos e pérolas, os idosos puderam montar suas próprias máscaras para se protegerem durante a pandemia. Além disso, também puderam aprender a fazer pulseiras de bijuteria, que muitos utilizam e também presenteiam seus amigos de Casa. 

Estimulação cognitiva com música e dança

Uma das atividades que mais interessa os residentes são os encontros de estimulação cognitiva promovido pela Fonoaudiologia e pelo Serviço Social. E isso porque a música é a principal aliada. As equipes planejam exercícios de memória e fala que utilizam a música o tempo todo. A alegria dos idosos é tão grande que eles se empolgam cantando e dançando. E agora, todo evento precisa ter uma música e tudo acaba em festa. 

Datas comemorativas com teatro 

Na última Festa Julina a equipe da CSL teve a ideia de organizar um casamento caipira e para isso contou com a participação de alguns idosos para encenar esse teatro. Semanalmente aconteciam ensaios de todo o elenco e cada um ficou com um roteiro para ter como exercício a missão de gravar as falas. No dia da festa, a apresentação foi um sucesso! Os residentes surpreenderam a todos com a desenvoltura e memória para lembrar cada momento em que deviam falar ou ter alguma expressão facial ou corporal. Sendo assim, o próximo projeto da instituição é também ter aulas de teatro. 

A Casa São Luiz tem muito orgulho dos projetos que estimulam os idosos a se desenvolverem, e além disso, aprender algo novo é muito importante em qualquer fase da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »