fbpx

Qual é a importância da caridade?

No dia de hoje celebra-se a caridade e a Casa São Luiz valoriza e incentiva esse tipo de ação. É comum achar que praticar algo bom para o próximo é apenas dando uma quantia de dinheiro e doando itens, mas é além disso. Caridade é sinônimo de amor e seu principal objetivo implica em ajudar sem esperar nada em troca.

Ajudar ao próximo é algo importante e durante todos os anos de sua existência, a CSL pôde se manter por causa de pessoas e empresas que abraçaram a causa. Para Philippe Macridis, diretor executivo da CSL, a caridade é muito importante para a nossa ILPI, principalmente pelo fato de ser uma organização sem fins lucrativos. “Todas as receitas da Casa são reinvestidas para o propósito pelo o qual operamos há mais de 130 anos: o bem estar e a saúde do idoso”, declara o diretor.

O pentavô de Macridis foi fundador da Casa São Luiz, o Visconde Ferreira D’Almeida, e durante gerações a família conta com o apoio financeiro dos beneficiários da CSL e da comunidade carioca para suas operações diárias. Sendo assim, milhares de idosos puderam ter uma vida digna enquanto estiveram na instituição, graças à “forma mais pura do cidadão brasileiro apoiar pessoas da terceira idade”, assim o executivo define caridade. 

Mas além de doações materiais ou em espécie, ajudar o próximo pode ser muito mais simples e tão importante quanto. Ao contrário do que muitos pensam, existem muitas maneiras de praticar a caridade, pode ser ajudando uma pessoa, ou parando para ouvi-la, oferecendo um ombro amigo para que desabafe, enfim, um leque de possibilidades. Segundo Laís Gallier, Coordenadora de Parcerias Estratégicas e Mobilização de Recursos, a sua observação desde que o setor voltado para captação de recursos foi criado na CSL é de que “apenas um sorriso, um abraço ou com o ato de acompanhar, ter paciência e aconselhar” faz a diferença.

Laís Gallier com uma residente numa atividade chamada de Roda de Conversa

Na causa da Casa São Luiz os idosos são a prioridade, e para que isso seja possível a caridade envolve pequenas ações que são praticadas pelos colaboradores constantemente. “Muitas vezes [os idosos] precisam apenas de alguns minutos de conversa para melhorar seu dia e, consequentemente, seu humor”, declara Gallier. Esse diferencial inspira a coordenadora diariamente para que cada vez mais a instituição possa atingir seu principal objetivo. 

De forma simples e prática, caridade significa amor. Mas em resumo pode-se dizer que é simplesmente uma forma de cuidar do próximo, e na CSL é acima de tudo respeitar a passagem que os membros da terceira idade tiveram pela vida. Portanto, de acordo com Philippe Macridis, quando a qualidade de vida de todos é elevada toda a comunidade sente. O importante é acrescentar que a caridade não é vergonhosa, e sim imperativo para o funcionamento de uma sociedade civilizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »