fbpx

Qual é a importância da estimulação cognitiva?

A Estimulação Cognitiva é uma intervenção que oferece atividades que estimulam o desempenho de determinadas funções do organismo. Dessa forma, o principal objetivo é o fortalecimento da atenção, da linguagem e da percepção espacial, e isso ocorre a partir da realização de tarefas orais e escritas.

Em todas as fases da vida é importante movimentar-se e treinar a mente, pois isso traz consequências positivas para o corpo no futuro. Na velhice ocorre um processo natural que pode afetar a qualidade de vida, a manutenção da capacidade funcional, a motivação e a autoestima da pessoa. Sendo assim, a Casa São Luiz promove atividades que trabalham com a estimulação cognitiva.

De acordo com Thiago Cantisano, psicólogo da CSL, é importante realizar atividades que desafiam o cérebro. “Os neurônios se mantêm ativos, melhoram seu funcionamento e a perda de memória torna-se menos provável”, comenta o especialista. Esses exercícios proporcionam muitos estímulos, sempre acompanhados pela equipe multidisciplinar da instituição, especialista em atender aos idosos com muito respeito e carinho.

É comum que no decorrer do envelhecimento ocorram esquecimentos, mudanças no raciocínio e atenção, que tem certas consequências. O idoso passa a ter dificuldade para gerenciar a própria vida, principalmente em tarefas que precisam de rapidez, precisão e coordenação. Mas alinhar a psicoterapia com a estimulação cognitiva é uma forma leve e prazerosa de mostrar ao idoso atividades relevantes. “É uma grande oportunidade para se reinventar, aprender coisas novas, realizar novas descobertas sobre si e sobre a vida”, completa Cantisano.

Estudos evidenciam que o declínio cognitivo, em pessoas 60+, pode ser desacelerado, compensado e prevenido. Isso é possível através da estimulação cognitiva, que pode ser praticada desde a infância. Através dessa atividade é possível promover a sua saúde mental e precaver o declínio cognitivo que pode estar associado à idade.

3 Respostas

  1. […] já falamos aqui, alguns estudos indicam que a prevenção de doenças se relaciona com o estímulo cognitivo. Isso associado à prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, contribuem para […]

  2. […] a memória. Tarefas como colocar água, dar comida, passear, dar banho, vacinas e medicações, exercitam a mente das pessoas na terceira idade, auxiliando na prevenção de determinadas afecções […]

  3. […] As atividades de recreação são muito importantes para manter os idosos em atividade mental, exercitando a memória e evitando a involução cognitiva. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »