fbpx

Qual é a importância da psicologia na CSL?

Por Thiago Cantisano

Sabemos que o fato de envelhecer, em si, acarreta alterações na velocidade de processamento das informações, provocando um aumento no tempo para processar (ler, compreender e memorizar) dados. São comuns queixas relacionadas ao esquecimento (dificuldade para guardar informações novas, brancos inesperados) e essa preocupação aumenta ainda mais quando esses esquecimentos prejudicam nossas relações sociais ou quando atrapalham em tarefas importantes.

O mais importante é elaborar atividades que possam contemplar essas diversas áreas a fim de recuperação de funções e ou minimização e estagnação de perdas. A partir de uma avaliação neuropsicológica, o profissional conseguirá identificar quais as áreas do cérebro que apresentam um maior comprometimento cognitivo e depois disso, elaborar atividades e estratégias para trabalhar com esse idoso.

Como psicólogo, vejo em primeira mão o efeito colateral de uma quarentena sob o ponto de vista da cognição e da emoção. Os quadros demenciais que são típicos da idade avançada são drasticamente acentuados pela incidência da depressão causada pelo isolamento social. É uma guerra contra um inimigo invisível que têm nos levado ao limite de nossas forças, mas que por outro lado, vêm despertando também o melhor de nós.

Tenho testemunhado o carinho dos familiares com os residentes e a dedicação de toda a equipe para proporcionar a eles tudo que é necessário para que eles tenham a melhor qualidade de vida possível diante do cenário desafiador em que nos encontramos. São os heróis anônimos do cotidiano, que não aparecem no noticiário, mas que são os que realmente fazem toda diferença.

Procuro dar minha pequena contribuição ao acolher as dúvidas e angústias de cada família, e as questões de seus idosos que residem aqui. Desde questões muito antigas, até mesmo anteriores à vinda para CSL e que ainda geram sofrimento psíquico, os sentimentos de tristeza e revolta gerados pela diminuição da autonomia típicas do processo de envelhecimento, até a dificuldade em lidar a distância e a saudade dos familiares.

Essas questões de fundo emocional se misturam com os déficts neurais e o grande desafio é aliar o trabalho da psicoterapia com a estimulação cognitiva, de uma forma leve e prazerosa para o idoso. Além disso, vejo o processo do envelhecimento como uma grande oportunidade para se reinventar, aprender coisas novas, realizar novas descobertas sobre si e sobre a vida.

Em cada gargalhada, cada desabafo, cada conquista, cada descoberta, cada lágrima, cada pequena vitória, vejo a importância do trabalho que eu e toda equipe desenvolvemos com os residentes. Mais do isso, vejo que é possível encontrar muita esperança em meio ao disseminação do medo. É possível encontrar a quietude no meio do furacão. É possível encontrar rosas no deserto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »