fbpx

Qual é a importância da Vitamina D?

Cuidar da saúde é essencial para viver bem e chegar à velhice da melhor forma possível. Certos hábitos fazem toda a diferença ao longo da vida. Muito se fala sobre vitaminas e suas importâncias para o organismo, e uma delas é a D. Mas qual é a real importância dessa substância para o corpo? 

Em conversa com a nutricionista Dejorá Farhat, ela explica que a Vitamina D é um hormônio esteroide que nosso organismo não produz naturalmente e por isso precisa ser absorvido de alguma forma. A principal forma de obter a vitamina é através da exposição solar. “Basta 10 minutos diários, antes das 10h ou após as 16h, e isso deve ser feito sem a utilização de filtro solar”, comenta Farhat.

Entre os principais benefícios da Vitamina D estão: regular a absorção de cálcio e fósforo no nosso organismo, manter o nosso cérebro funcionando e fortificar ossos, dentes e músculos. Para a saúde das mulheres, por exemplo, a vitamina é essencial, pois ajuda na prevenção da  osteoporose.

Segundo Dejorá, na alimentação também é possível encontrar aliados para manter os níveis de Vitamina D equilibrados no organismo. Peixes como salmão e sardinha, carne, manteiga, couve, nozes e ovos são alimentos que ajudam nessa absorção. “É válido ressaltar que vem crescendo o número de pessoas com deficiência de Vitamina D no organismo. Isso pode ocorrer devido a pouca exposição ao sol ou por causa de uma dieta com baixo índice do hormônio”, alerta a nutricionista.

A nutricionista Dejorá Farhat fala um pouco sobre a Vitamina D

Infelizmente algumas vezes a absorção de luz solar e uma boa dieta não são suficientes para adquirir a quantidade ideal da vitamina, porém isso pode ser resolvido através de suplementação. Entretanto, isso deve ser feito da maneira correta, pois o excesso da substância pode ocasionar sérios problemas. A nutricionista declara que “o alto nível pode aumentar a concentração de cálcio no sangue e formar cálculos renais. E por isso, é necessário procurar um nutricionista ou médico para que isso seja avaliado da melhor forma possível”.

É necessário que haja um equilíbrio do nível correto de Vitamina D, já a sua ausência da mesma pode causar várias doenças, como infecções virais e bacterianas, doenças inflamatórias intestinais, doenças autoimunes, cardiovasculares e neurodegenerativas. Sendo assim, é importante acompanhar com cuidado a absorção desse hormônio esteroide e se cuidar para evitar certos problemas. Já fez sua absorção de Vitamina D hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »