fbpx

Qual é a importância de fisioterapia e gerontologia?

Por Cristiane Moreira

As escolhas que as pessoas fazem hoje, define o tipo de envelhecimento que desejam ter no futuro. Muitos declínios funcionais, aqueles que são possíveis de enxergar facilmente nas pessoas idosas, estão diretamente relacionados ao estilo de vida que optaram ter ao longo dos anos. Uma dieta irregular, o tabagismo, o sedentarismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são condições que podem acelerar o processo de envelhecimento. Além de tudo, ainda contribuem para o aparecimento de doenças crônicas. 

O corpo é a nossa casa e não envelhecemos só por fora, isso acontece principalmente por dentro. E da nossa casa temos que cuidar. Diante deste fato, é imprescindível mudar os maus hábitos, adotar um estilo de vida mais saudável, porque só dessa forma é possível ter condições de aumentar as chances de ter um envelhecimento bem sucedido e sem muitas adversidades. Além disso, manter-se ativo durante toda a vida é essencial.

O importante de estar sempre em movimento, inclusive durante a velhice, é que assim a pessoa pode usufruir e desfrutar de um tempo maior de vida, livre dos múltiplos acometimentos que são comuns na terceira idade. Para ter uma velhice melhor, para ser mais autônomo, independente, ou depender o mínimo possível de terceiros, é necessário manter-se ativo, pois isso vai promover qualidade de vida, e ainda vai melhorar a auto estima da pessoa idosa.  

Dentro da fisioterapia e gerontologia existem dois extremos que na realidade são dois desafios. O primeiro deles é trabalhar com a prevenção. O idoso ativo e independente não significa dizer que ele esteja livre de passar por episódios de queda, por exemplo, então trabalhar com a prevenção é super importante. Não é pelo fato dele ser ativo que ele não necessite praticar atividades, pelo contrário. 

Algumas atividades são importantes para manter a mobilidade e a funcionalidade. Quanto mais funcional a pessoa estiver, melhor para a sua qualidade de vida. E se tratando disso, não é necessário focar apenas nos idosos que têm a sua independência, a sua autonomia, mas também no outro extremo, que são os pacientes passivos, acamados, restritos ao leito. Muitas vezes as pessoas acham que por ser idoso e acamado não precisa fazer fisioterapia. Da mesma forma, essa área é super importante para esses casos e do mesmo jeito vai promover qualidade de vida. O importante é manter a mobilidade, independente do paciente ser ativo ou restrito ao leito. 

Com o processo de envelhecimento, algumas alterações acontecem. Elas são naturais, pois fazem parte deste processo. O ramo da fisioterapia e gerontologia é importante porque o paciente precisa de um acompanhamento periódico. Pessoas que apresentam um ou mais episódios de queda durante o ano precisam de um tratamento fisioterapêutico. Afinal, nesses casos vai ser trabalhado o equilíbrio, a melhora da passada, o fortalecimento muscular, etc. Tudo isso vai fazer com que o quadro da pessoa mude, passe de um idoso caidor para não caidor.  

A atuação da fisioterapia ao longo da vida é essencial, não só para que ocorra um bom envelhecimento, mas também para manter-se ativo e saudável. Diferente do que muitos acham, essa área da saúde não precisa estar presente na rotina de uma pessoa apenas como forma de reabilitação após um fato extremo. O corpo precisa de movimento e cuidados, assim como nossa casa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »