fbpx

Dose de reforço para idosos: quais são as implicações?

A população 60+ já recebeu 3 doses da vacina contra Covid-19, agora é possível que aconteça mais uma dose de reforço para idosos. Alguns estados e municípios estão caminhando contra a maré do que diz o Ministério da Saúde em relação a aplicação da quarta dose — também chamada de segunda dose de reforço — da vacina contra Covid-19.

Na última semana, por exemplo, o governador de São Paulo, João Doria, disse que o estado vai oferecer a quarta dose da vacina para toda a população independentemente da recomendação da pasta. Uma medida que, inclusive, já vem sendo cogitada por países como Chile e Israel.

Os últimos acontecimentos levantam um importante debate a respeito dessa medida, uma vez que ela reflita diretamente na saúde dos nossos idosos. O blog da CSL fala, portanto, sobre seus efeitos e o que a ciência sabe até agora sobre a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

O que diz a ciência?

O Dr. Luiz Anderson Lougon, geriatra e gerontólogo da Casa São Luiz com mais de 25 anos de experiência na área de medicina, diz concordar com o Ministério da Saúde no que diz respeito a não recomendação da segunda dose de reforço.

“O próprio MS não está recomendando a quarta dose por falta de embasamento científico dos benefícios da dose extra. O ideal e recomendado pelo comitê de enfrentamento ao covid-19 é ter a primeira dose, a segunda e mais uma dose de reforço”, disse.

Vale ressaltar que a pasta recomenda a quarta dose da vacina apenas para pessoas imunossuprimidas (que possuem imunidade baixa), grupo que inclui: pessoas com câncer, vivendo com HIV, transplantadas e outras com doenças e condições que afetam o sistema imune.

Assim como o Dr. Luiz, parte dos cientistas também criticam a decisão de aplicar a quarta dose afirmando que a cobertura vacinal de primeira, segunda e terceira ainda estão insuficientes no país.

Ainda não há também, segundo eles, consenso sobre eventuais benefícios da quarta dose da vacina contra a covid-19 para a população geral. Apesar de os primeiros estudos sobre o tema terem sido publicados já no início de 2022, são necessários mais outros para que as evidências sejam consideradas robustas.

Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal revelam, inclusive, que o esquema vacinal adotado até o momento trouxe uma diminuição significativa no número de óbitos, principalmente, entre idosos.

“Para a população geral o esquema vacinal anual é suficientemente eficaz”, completa Dr. Luiz.

A importância da vacinação em idosos

Ao falarmos sobre a importância da imunização contra a Covid-19, temos que lembrar que existem campanhas de vacinação contra outras enfermidades e que elas são realizadas anualmente no Brasil desde 1999, em parceria com secretarias estaduais e municipais de saúde. O principal objetivo é a melhoria da qualidade de vida dessa população.

A preocupação com os idosos se deve à condição de serem mais vulneráveis, principalmente às doenças pulmonares agudas. Isso ocorre devido ao envelhecimento natural do sistema imune, que reduz sua capacidade de combater vírus e bactérias.

A imunização é indispensável para prevenir doenças, promover o bem-estar do idoso e salvar vidas. Além disso, ela tem o poder de diminuir as internações, bem como o risco de morte provocado por doenças como as cerebrovasculares, cardíacas, a pneumonia e a influenza (infecção viral aguda do sistema respiratório).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »