fbpx

Quem é o Visconde Ferreira de Almeida?

A Casa São Luiz foi fundada pelo Visconde Ferreira de Almeida em 1890 e ao longo dos 130 anos a instituição acumulou muita história. Para que toda a memória da casa, dos residentes e do Brasil seja preservada e valorizada, atualmente temos uma equipe de história que atua na restauração e conservação de documentos, obras de artes e registros relevantes. 

Um dos principais achados do setor foi um livreto sobre o período de morte e velório do Visconde e ali é possível conhecer alguns dos seus maiores feitos. No texto também encontra-se a importância do nosso fundador para a sociedade, como ele era como pessoa e profissional e um pouco de sua história. Um dos colaboradores da equipe da história, Gutemberg da Silva, escreveu um artigo sobre isso e também gravou um vídeo contando um pouco sobre Luiz Augusto Ferreira D`Almeida. Confira abaixo os principais trechos e conheça mais um pouco sobre o fundador da Casa São Luiz:

RESENHA DO DOCUMENTO – Artigos Necrológicos

O objetivo deste trabalho é descrever a relevância do Visconde Ferreira de Almeida para a sociedade brasileira e em especial para os moradores do Rio de Janeiro, que era a capital do país naquele contexto. Como comerciante ganhou status de gênio capitalista pelos seus contemporâneos, sendo convidado, em 1879, pelo então Ministro da Fazenda, o Conselheiro Gaspar Silveira Martins, para o cargo de tesoureiro das Loterias da corte. Em seguida, viria a desenvolver a Companhia das Loterias Nacionais, tornando-se presidente até o momento em que a sua saúde o permitiu. Ademais, no decorrer dessa resenha será possível compreender as suas realizações como comerciante, administrador público e idealizador da Casa São Luiz.

Muito moço ainda veio para esta Capital empregando-se como auxiliar na empreza do Correio Mercantil, dedicando-se depois á correria commercial onde se tornou desde logo estimado pelo seu genio activo, serviçal e intelligente, até que conseguio com recursos proprios estabelecer-se e tornar a sua firma commercial conhecida e respeitada nesta praça e na de Pariz. (p. 7; Do Jornal do Commercio de 16 de Agosto de 1903).

Exerceu o cargo de director de diversos bancos e companhias desta praça e presidio emprezas de mineração e de construção de estradas de ferro, applicando a sua actividade em contribuir quanto podesse para o engrandecimento e prosperidade de sua patria. (p. 8; Do Jornal do Commercio de 16 de Agosto de 1903).

Luiz Augusto Ferreira De Almeida era natural do Rio Grande do Sul, vindo muito moço ainda para esta capital, onde a estrella da fortuna sorriu-lhe na carreira commercial, á qual, entretanto, não podia ficar para sempre adstrito o seu espirito de mais vastos e largos descortinos. (p. 6; Do Correio da Manhã de 15 de Agosto de 1903)”.

De acordo com o artigo, a morte teria sido por consequência de uma “meningo-encephalite”. Especificamente, Ferreira de Almeida veio a falecer às 12:30 do dia 15 de Agosto de 1903. “A’ ½ hora depois do meio-dia, succumbio nesta Capital o Sr. Visconde Ferreira de Almeida, presidente da Companhia Loterias Nacionais.” (p. 4; D’ A Tribuna, de 15 de Agosto de 1903).

Por conseguinte, cabe destacar que ele foi um dos responsáveis pelo impulso financeiro para a criação de algumas editoras de jornais naquele período. “[…] emprehendedor, tornáram-n’ o um industrial adiantado, cujo nome ficou ligado ás obras mais duradouras, em sua maior parte consagradas ao bem estar de seus semelhantes.’’ (p. 3; D’A Notícia de 15 de Agosto de 1903); “A’ Exma. familia A Noticia apresenta as suas mais sinceras condolencias.” (p. 4; D’ A Noticia de 15 de Agosto de 1903).

Interessante ressaltar que no decorrer desse artigo é sempre destacado o caráter de honestidade, bondade e caridade do Visconde Ferreira de Almeida. De acordo com o documento, o maior símbolo desse caráter foi a fundação do Asylo da Velhice Desamparada (Casa São Luiz). A casa tinha como objetivo atender as pessoas que nos últimos anos de suas vidas encontravam-se sem destino determinado, incluindo os funcionários das fábricas das quais Ferreira De Almeida era sócio. De acordo com o texto é possível identificar que as pessoas com “soffrimentos moraes” também eram acolhidos pela casa.

Ahi está como documento de sua acção protectora e desinteressada, esse Asylo da Velhice Desamparada, de que foi o Visconde Ferreira de Almeida um dos fundadores e que era objecto dos seus carinhos, dos seus desveldos, o desejo de sua alma, suavisando os valetudinarios, fatigados do trabalho e cansados do infortunio. (p. 4; D’ A Tribuna, de 15 de Agosto de 1903)”.

Ainda sobre a sua importância para a indústria e, consequentemente para o desenvolvimento econômica, estrutural e comercial do Brasil, Ferreira De Almeida foi o grande responsável pelo capital inicial para a organização do Jornal do Brazil. o texto afirma que: “Dotado de um grande coração, muitas vezes cooperou com a sua bolsa e com o seu conselho para o triumpho certo das mais altas emprezas moraes e materiaes que nestes ultimos 20 annos foram iniciadas no Brazil.” (p. 13; Do Jornal do Brazil de 16 de Agosto de 1903).

Algumas características do Visconde são ressaltadas no decorrer desse trabalho para justificar o apelo dos diferentes setores e classes sociais no momento da sua morte. Dentre elas, pode-se identificar o viés filantrópico nas suas empreitadas, a habilidade para as atividades comerciais e a sua empatia para com o próximo.

Em determinados momentos do texto fica evidente a relação próxima que o Visconde desenvolveu com a classe trabalhadora e com os desamparados. Apesar de ser um artigo em sua homenagem, cabe ressaltar que ao analisar também a documentação do momento de idealização do Asylo da Velhice Desamparada, fica comprovado esse olhar atento para as desigualdades.

A seguir, a chronica d’ A Noticia elucida o carinho e dedicação que Ferreira De Almeida tinha pelo Asylo S. Luiz. “Era a menina dos olhos do Visconde, a sua preocupação querida, o seu pensamento de todos os dias. Nunca houve creador que mais amasse a sua creatura…” (p. 42; Da chronica d’ A Notícia, de 17 de Agosto de 1903).

Portanto, é possível afirmar que Visconde Ferreira de Almeida, com suas empresas prestando serviços para as construções de ferrovias e hidrovias, foi fundamental para o desenvolvimento estrutural do Brasil. Da mesma forma, impulsionou o crescimento econômico através das suas investidas comerciais, gerando emprego assalariado para a população após o fim da escravidão, e da sua atuação como presidente da Companhia das Loterias Nacionais. Além disso, ao fazer uma análise das suas participações em diversos 8 empreendimentos, pode-se concluir que o Visconde era sócio da Companhia Industrial e Cimento e Ferro, C. Tecidos de Lã da Tijuca, C. Litho – Typographia e presidia também a Empresa de Sal e Navegação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »