fbpx

Quem foi o Papa Pio XII, que doou seu solidéu para a Casa São Luiz?

No dia 29 de junho é comemorado o Dia do Papa, e essa data é instituída para homenagear São Pedro, o primeiro Papa da igreja. Mais de 250 homens já ocuparam o cargo de chefe da Igreja Católica, mas um em especial marcou a história da Casa São Luiz: Papa Pio XII.

Durante a gestão de Ruth Ferreira D’Almeida, muitas mudanças aconteceram, em prol de melhor atender aos idosos. Isso foi possível pelo fato de a presidente ser muito engajada na causa e visitar pessoas importantes que poderiam ajudar a instituição de alguma forma. Conhecer o trabalho da Casa São Luiz era essencial para que isso fosse possível. Sendo assim, em 1954 Ruth conseguiu ir ao Vaticano para conhecer pessoalmente o Papa Pio XII.

Nesse encontro o santo pontífice doou seu solidéu para a instituição e desde então essa relíquia fica exposta no antigo prédio administrativo da casa. Esse item é barrete de seda ou pano leve, que cobre o topo da cabeça de bispos, alguns eclesiásticos e do papa. Existem diferentes cores, mas apenas o líder da igreja utiliza ele na cor branca. Portanto, esse objeto era de extrema importância para Pio XII.

Conheça a sua história

O Papa Pio XII, como era conhecido durante o seu papado, se chamava Eugenio Maria Giuseppe Pacelli e era italiano. Nascido em 1876, foi ordenado padre com apenas 23 anos e logo passou a trabalhar na Secretaria de Estado da Santa Sé. Em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, foi nomeado bispo e atuava em Munique, na Alemanha. Voltou para Roma em 1929, quando tornou-se cardeal e passou a atuar como secretário de Estado. Atuou em diversas missões ao redor do mundo.

Em 1939 o então Papa Pio XI faleceu e como sempre acontece, ocorreu uma eleição para escolher o novo santo pontífice. Pacelli foi o escolhido e decidiu adotar o nome Pio XII. Seu papado durou 19 anos, entre 1939 e 1958, passando pela Segunda Guerra Mundial, uma das épocas mais difíceis para a sociedade. Por causa desse período e de outros atos, Pacelli está em processo de beatificação para futuramente se tornar santo da igreja.

Segundo documentos da igreja, ele ajudou a salvar cerca de 800 mil judeus durante a Segunda Guerra, dava declarações relevantes e se posicionava em relação à política, violência ou injustiças praticadas em diversas nações. Além disso, seus atos e ensinamentos refletem até os dias de hoje para a igreja e são de extrema importância. 

O Papa Pio XII está marcado na história da Casa São Luiz e possuir o seu solidéu é uma grande honra para a instituição e para a presidência tê-lo aqui. Uma linhagem familiar que conservou diversos itens antigos e busca que as futuras gerações possam ter acesso a essa rica tradição.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »