fbpx

Reumatismo: Atente-se a essa doença

O Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo, celebrado no último domingo (30), tem como proposta a conscientização da população sobre as doenças reumáticas, suas formas de prevenção e seus tratamentos.

O reumatismo, por si só, não é uma doença, mas um conjunto de mais de 100 doenças diferentes que prejudicam a locomoção do corpo humano. As articulações, os ossos, os tendões e os músculos são as partes mais afetadas por essa condição, embora também seja possível haver comprometimento de outras partes e funções do organismo, como os rins, o coração, os pulmões, os olhos, o intestino ou a pele.

As doenças reumáticas mais comuns são a artrite reumatoide, a artrose, a osteoporose, a gota, a tendinite, a bursite, a febre reumática e a fibromialgia. Quando não tratadas, essas condições podem trazer impactos significativos para a qualidade de vida dos pacientes.

A Dra. Sasha Bender, reumatologista do Hospital Brasília, aponta a relevância da data: “É fundamental chamar a atenção da população e dos profissionais de saúde sobre a prevalência das doenças reumáticas e a importância de procurar o especialista para diagnóstico apropriado e instituição de terapia adequada, tanto para tratar o problema como para prevenir complicações e sequelas”, explica.

Como identificar os sintomas? Alguns sinais do aparecimento de doenças reumáticas são:

Em caso positivo de algum desses sintomas, é necessário buscar ajuda médica.

Buscando o tratamento

Os tratamentos disponíveis para as doenças reumáticas incluem práticas integrativas e complementares, exercícios e fisioterapia, além do uso de medicamentos como anti-inflamatórios e cortisona.

Algumas condições, como a artrite psoríaca, a artrite reativa e a artrite reumatoide, requerem tratamentos específicos, seguidos pelos Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »