fbpx

Dia Nacional da Saúde – Um alerta para o autocuidado

Um alerta para o autocuidado – A primeira semana de agosto marca o Dia Nacional da Saúde. Comemorada no dia 05, a data foi instituída em 1967 através da Lei nº 5.352 e homenageia o médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido na mesma data, em 1872, além de alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde e da prevenção de doenças para a vida das pessoas.

Importante na história do combate e erradicação das epidemias de varíola, febre amarela e peste bubônica no Brasil, Oswaldo Cruz fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Federal, que hoje é o Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, que inclusive foi responsável, recentemente, pela criação de uma vacina contra a Covid-19 100% fabricada no Brasil.

As ações debatidas e implementadas no Dia Nacional da Saúde ultrapassam a saúde física, e abrangem também o alcance de uma autêntica qualidade de vida, que depende de fatores físicos e mentais, uma rotina boa, alimentação de qualidade, ingestão de água limpa, prática de atividades físicas e ainda momentos de descanso e lazer.

A importância de investir no autocuidado

O termo autocuidado é, hoje em dia, muito falado quando o assunto é estética. Estar com o skin care (cuidado com a pele) em dia, por exemplo, é uma das práticas que as pessoas costumam ligar ao autocuidado, mas a verdade é que ele é muito mais amplo. A palavra se refere ao cuidado que devemos ter conosco para uma melhor qualidade de vida, podendo este ocorrer no campo estético, mas também abranger os âmbitos físico e mental.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, o autocuidado deve se basear em atitudes que beneficiam a saúde, que incluem medidas de higiene, investimento em cultura e lazer, prevenção e tratamento de doenças físicas e mentais, qualidade da alimentação, a prática de atividades físicas, entre outras ações que fazem sentido individualmente para os cidadãos.

Sendo assim, o autocuidado é estar com a skin care em dia, mas também ter acompanhamento psicológico quando necessário, a realização de exames de rotina, a ida a uma academia, a busca por empregos melhores e até mesmo o afastamento de pessoas que nos fazem mal. O resultado da prática de autocuidado é a conquista de uma vida mais saudável, leve e feliz.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »