fbpx

Semana da mulher: percepções da idade e medo de envelhecer

Mostrar pessoas de meia idade com medo de envelhecer

“O tempo voa”! Essa é a sensação da maioria das mulheres sobre as percepções da idade. Com isso, chega aquele assunto de que estamos ficando velhas muito rápido. Só que muitas de nós têm medo de envelhecer. Talvez porque ainda estamos presas a mitos de que a velhice está associada a doenças, perda de mobilidade, rugas na pele, entre outros.

Os sinais de envelhecimento nas mulheres, por exemplo, costumam surgir após a menopausa e são tão naturais quanto a puberdade. No entanto, rugas e linhas de expressão podem ser fatores que as fazem não se sentir atrativas e/ou desejadas.

O envelhecimento também está ligado a algo nada confortável para a maioria de nós: a proximidade da morte. Assim, a ansiedade sobre o que está por vir desencadeia nas mulheres o desejo de esconder que estão envelhecendo.

Existe uma definição clara para esse fenômeno: gerontofobia, que é definida como aversão ou medo patológico do processo de envelhecimento. Os sintomas afetam os pensamentos e causam ansiedade. No geral, a mulher acometida por essa fobia tem sentimentos depressivos, pois a perspectiva do futuro é sempre negativa.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Qualibest, 9 a cada 10 brasileiros sofrem com o medo de envelhecer. Em casos extremos, as pessoas costumam procurar compulsivamente por terapias e métodos antienvelhecimento que prometem alterar ou retardar o processo biológico que, teoricamente, deveria ser natural. E no caso das mulheres, a eterna busca por realizar procedimentos estéticos que visam trazer o aspecto de “juventude”.

Autoaceitação

A ideia de autoaceitação deve ser adotada especialmente por mulheres 60+. A necessidade extrema de manter o corpo “jovem” intacto ao longo dos anos não é normal.

Todos nós estamos destinados ao envelhecimento, assim como a cor dos nossos olhos, as rugas também nos pertencem. Assim, envelhecer não pode ser sinônimo de limitações, mas sim de amadurecimento, experiência, autoconfiança, além de muitas conquistas e aprendizados.

Como melhorar sua autoestima e se aceitar?

Cerque-se de pessoas que ajudem você a enxergar e resgatar seus valores – inclusive auxílio profissional. Fazer terapia é uma forma de mergulhar em suas camadas mais profundas e descobrir a origem de suas inseguranças.

Faça uma lista com todas as qualidades e conquistas que você possui. Deixe-a em um local visível para sempre se lembrar.

Imagem ilustrativa de idosos praticando exercícios
Imagem ilustrativa de Idosos praticando exercícios

A gerontofobia no Brasil é uma patologia e deve ser tratada como tal. No entanto, todos precisamos reconhecer o nosso papel na solução dessa questão. Se a função dos médicos e terapeutas é promover a auto aceitação dos idosos, é papel da sociedade valorizar o que a experiência de vida deles tem a nos ensinar. Afinal, um dia chegaremos lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »