fbpx

Setembro Vermelho: como vai seu coração?

Setembro Vermelho – Assim como falamos do mês de conscientização sobre o suicídio, setembro também é o mês do coração. Trata-se do período escolhido para serem realizadas diversas ações em prol da promoção do check-up cardiológico. Em 29 de setembro, comemora-se, especificamente, o dia do coração, com o intuito de conscientizar a população a respeito dos problemas cardiovasculares.

Uma vez que meio bilhão de pessoas em todo mundo têm doenças cardiovasculares, a campanha Setembro Vermelho se mostra urgente. No Brasil, de acordo com dados da SBC referentes ao ano de 2020, há 14 milhões de pessoas com cardiopatias — doenças responsáveis por mais de 30% das mortes no país.

Na prática, a cada 40 segundos uma pessoa morre no Brasil devido às principais doenças do coração. O mais alarmante é que são óbitos decorrentes de enfermidades que podem ser prevenidas e tratadas.

Como funciona o coração?

O coração é um músculo que, junto com os vasos sanguíneos (artérias coronárias), forma o sistema cardiovascular. Sua função é bombear o sangue para que o oxigênio e os nutrientes cheguem aos tecidos e demais órgãos.

Acontece que, durante esse processo, algo pode sair errado. Por exemplo: se houver um problema com os músculos das câmaras cardíacas, pode-se ter insuficiência cardíaca; se as artérias coronárias forem obstruídas, pode-se ter um infarto; etc.

Quais são as principais doenças do coração?

As principais doenças do coração são o acidente vascular cerebral (AVC), o infarto agudo do miocárdio, a insuficiência cardíaca e a aterosclerose (doença arterial periférica). Se houver suspeita de qualquer uma delas, deve-se procurar assistência médica imediatamente. São sintomas comuns:

Como prevenir doenças cardiológicas?

A prevenção de doenças cardiológicas começa por meio da adoção de bons hábitos no dia a dia. Cerca de 80% das cardiopatias podem ser evitadas com ações como:

Qual a importância do check-up cardiológico?

Os exames de check-up do coração são importantes para evitar a ocorrência ou o agravamento de condições que poderiam ser prevenidas ou, ao menos, amenizadas. Com isso, aumentam as chances de ter mais qualidade de vida e longevidade. Assim, o monitoramento periódico permite ao médico responsável elaborar um escore do risco de ter um evento cardiovascular agudo.

A lista de exames solicitados pelo cardiologista varia de paciente para paciente, conforme as condições individuais. O diagnóstico de doenças do coração pode ser feito, por exemplo, com o:

Quando realizar os exames de check-up cardiológico?

Em pessoas assintomáticas, recomenda-se começar a fazer o check-up cardiológico aos 35 anos de idade — principalmente, se sedentárias. No entanto, se houver histórico familiar para as principais doenças do coração, pode-se iniciar a avaliação e o acompanhamento a partir dos 30.

Segundo o Ministério da Saúde, as cardiopatias são as comorbidades mais associadas a óbitos por Covid-19, o que é mais uma importante razão para não descuidar dos cuidados com o coração.

Então, já sabe: inspire-se com as ações do Setembro Vermelho e invista em você. Procure um médico, coloque seus exames de rotina em dia e, se necessário, faça o check-up cardiológico. Dessa maneira, o risco de desenvolver cardiopatias graves será infinitamente menor!

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »