fbpx

Sexo na terceira idade: quais os benefícios de manter a vida sexual?

Sexo na terceira idade

O sexo na terceira idade pode ainda é visto como um tabu para muitos, assim, quem já passou dos 60 possui muitas dúvidas sobre o assunto, mas também muita vergonha de se expressar.

O envelhecimento causa mudanças no corpo e na sexualidade, o que não quer dizer que o sexo de idosos deva ser visto como errado ou prejudicial. Na verdade, faz muito bem e não deve deixar de acontecer.

Benefícios do sexo na terceira idade

O sexo é benéfico em qualquer idade e não deve ser visto como uma prática apenas para as pessoas mais jovens, até porque os benefícios que oferece podem funcionar ainda melhor a longo prazo. Portanto, ter uma vida sexual ativa traz muitas melhorias para quem pratica. Conheça alguns benefícios:

Bem estar

Durante o sexo, são liberados hormônios como endorfina e ocitocina na corrente sanguínea, o que gera a sensação de bem-estar e bom humor.

Aumento da autoestima

Muitas pessoas veem a idade como um empecilho para várias atividades. Conforme vão envelhecendo, as mudanças no corpo vão ficando mais visíveis e é possível que esse fato desencadeie problemas de autoestima, como passar a não gostar do próprio corpo. O amor e sexo na terceira idade ajuda a combater esse sentimento, porque se sentir desejado(a) pela parceria durante o ato sexual pode alavancar o seu amor próprio. Os hormônios liberados durante o ato sexual também contribuem para isso.

Melhora a memória

Quem continua fazendo sexo na terceira idade tem outros benefícios em relação a quem não pratica, porque o ato sexual promove maiores interações entre áreas do cérebro e pode estimular o hipocampo, que é responsável pela memória, emoções e comportamentos sociais.

Se manter ativo

Exercícios físicos são importantes para pessoas em qualquer idade, é uma necessidade do ser humano praticar algum tipo de atividade física ou se manter em movimento de alguma forma. Com a idade, isso se torna ainda mais necessário, para garantir uma boa qualidade de vida. Portanto, o sexo na velhice ajuda as pessoas a se manterem ativas e dispostas.

Alivia a dor

Durante o orgasmo, são liberados alguns hormônios, sendo um deles a endorfina, que causa sensação de prazer e também funciona como um analgésico. Esse é mais um benefício para quem continua investindo no sexo e amor na terceira idade.

Reduz o estresse

Assim como acontece com a dor, os hormônios liberados no orgasmo ajudam a reduzir o estresse, o que promove uma sensação de calma e tranquilidade.

Casal de idosos trocando carícias – Imagem ilustrativa

Conclusão

A atividade sexual na terceira idade é muito importante, porque gera prazer e traz diversos benefícios para quem pratica. Mas, assim como em qualquer idade e qualquer outra atividade, é necessário alguns cuidados e prevenções para que tudo seja feito da melhor maneira possível.

É importante também que o constrangimento seja deixado de lado, afinal, não há nada de errado em continuar sentindo desejo. Sexo e amor na terceira idade só fazem bem. E, caso necessário, também procurar um médico para melhores orientações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »