fbpx

A voz como um instrumento: importância da Fonoaudiologia

Foto: Envato Elements

A voz é uma das características que mais diferenciam as pessoas. Locutores, radialistas, cantores, dubladores, professores e artistas de um modo geral podem ser reconhecidos somente pela voz.

No teatro, na música, no cinema e na TV muitos personagens se destacaram apenas com essa particularidade. Mesmo com os olhos fechados, quem não conseguiria identificar figuras como: Galvão Bueno, Cid Moreira ou Silvio Santos? Todos eles compartilham um traço único: a voz.

Por ser uma característica tão importante, existe até uma data no calendário em que se comemora o Dia Mundial da voz. Anualmente, o evento acontece no dia 16 de abril.

O principal objetivo dessa comemoração é contribuir para que as pessoas se conscientizem sobre os cuidados e a importância da voz. Além disso, a data é marcada por campanhas de combate e prevenção às doenças que podem causar alterações na voz e fala, a exemplo do câncer de laringe e da faringe.

Fonoaudióloga Patrícia Hildebrandt e os residentes da Casa São Luiz em atividade

Cuidando das cordas vocais

As nossas cordas vocais precisam de constante cuidado e, às vezes, acompanhamento médico. Geralmente, os pacientes só procuram um profissional de saúde quando apresentam distúrbios nessa região. Um deles é disfagia, quadro em que os pacientes apresentam dificuldades de deglutição.

As pessoas também recorrem às consultas quando estão com rouquidão funcional, nódulos, pólipos ou fenda vocal. Esses problemas resultam do uso excessivo da voz. Alguns casos podem ser completamente revertidos com descanso vocal absoluto, outros podem precisar de intervenção cirúrgica.

Para evitar cirurgias ou outros processos dolorosos, a prevenção é o melhor caminho. Por isso, a fonoaudióloga pontuou alguns cuidados importantes que podem ajudar a prevenir doenças e outros problemas na voz.

• Beba bastante água (em temperatura ambiente) enquanto estiver falando, em pequenos goles.

• Mantenha uma alimentação equilibrada, evitando passar muito tempo em jejum e mastigando bem cada alimento ingerido;

• Coma maçã, pois é adstringente e limpa o trato vocal;

• Use roupas confortáveis e de tecidos que absorvam a transpiração. Roupas leves e folgadas são ideais para quem trabalha com a voz.

• Tenha um sono regular;

• Evite competir com ruídos externos durante a fala;

• Tente não gritar. Se for falar em público, opte sempre pelo microfone;

• Fale pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras;

• Evite tossir ou pigarrear, respire profundamente pelo nariz e engula a saliva várias vezes ou beba água;

• Evite usar sprays, pastilhas e dropes que possuem efeito anestésico, isso pode mascarar os sintomas de alguma doença e permitir o abuso vocal.

• Reduza o consumo de bebidas alcoólicas;

• Evite cigarro.

Essas são as dicas mais comuns e que servem para o dia a dia mas, em casos específicos, outras intervenções podem ser necessárias.

Presbifonia: envelhecimento natural da voz

Presbifonia é uma alteração vocal causada pelo envelhecimento natural da voz. A musculatura de todo o nosso corpo vai perdendo a força, resistência e flexibilidade.

Com a nossa voz ocorre a mesma situação. Os músculos responsáveis pela movimentação das nossas pregas vocais e dos outros órgãos que participam da articulação da fala também mudam ao longo dos anos.
No caso das pregas vocais, as mesmas podem mudar de aspecto e ficam mais arqueadas, gerando uma fenda por onde há escape do ar durante a fala. Muitas vezes, observamos uma voz mais fraca, com menos potência, apresentando falhas vocais, podendo até ficar com qualidade rouca-soprosa e/ou trêmula.

Tratamento

Assim como a atividade física é capaz de reduzir os efeitos negativos causados pelo envelhecimento natural do corpo, a fonoterapia auxilia os pacientes através de estratégias e exercícios que melhoram todo o processo de produção vocal, desde a respiração (pulmões e fluxo aéreo), passando pelas pregas vocais, até a boca, que é a responsável por articular cada palavra que falamos. Com isso, é possível tornar a fala do idoso muito mais clara e eficaz.

Terapia da Fala

A Fonoaudiologia é uma ciência que estuda a fala e a audiologia. Isso quer dizer que, além de distúrbios vocais, de comunicação e linguagem, o fonoaudiólogo pode tratar de problemas relacionados a audição e equilíbrio. Além de tratar problemas de dicção, surdez gagueiras, esse profissional também pode atuar para aprimorar a potência vocal. A área inclui diversos ramos de atuação, como:

Audiologia – Trata de distúrbios auditivos;

Linguagem – Cuida da comunicação oral e também escrita;

Voz – Para tratar de problemas vocais;

Fonoaudiologia Neurofuncional – Para diagnóstico e reabilitação de problemas neurológicos e tantos outros.

A voz é um instrumento maravilhoso que nos permite uma forma superior de comunicar. Através de inflexões, pausas, variações de ritmo, de intensidade ou do timbre, ela nos permite juntar emoção à palavra e dar uma riqueza única à comunicação.

Leia mais:

Uma Resposta

  1. […] A voz como um instrumento: importância da Fonoaudiologia […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »