fbpx

A Casa

A Casa São Luiz tem como missão oferecer qualidade de vida e bem-estar para o público 60+, possuindo mais de 130 anos de experiência em cuidar com respeito e carinho. Estar atento às necessidades do residente e buscar oferecer todo o atendimento e suporte necessário para uma estadia confortável.

Somos a instituição de longa permanência para idosos (ILPI) mais antiga do Brasil e atuamos ativamente em promover o respeito a este público. A Casa São Luiz é uma instituição sem fins lucrativos e traz em sua história e em seu nome, a luta pela melhor qualidade de vida do cidadão 60+. O nome da nossa instituição é em homenagem ao rei francês Luís IX, que foi o primeiro monarca a se preocupar com os direitos dos idosos.

18 mil m² de beleza e natureza.

Nossa casa possui uma ampla área de 18 mil m², arborizada, tranquila e aconchegante. Ao longo dos anos melhoramos ainda mais os nossos espaços e atualmente possuímos seis prédios que atendem nossos residentes com acomodações, espaços de convivência ou salas de atendimento da equipe multidisciplinar.

Além dos prédios, nossa instituição possui ainda a Capela São Luiz em estilo Art Nouveau, uma ampla área verde com jardins, um lago e uma gruta. Quer conhecer mais sobre nossa instituição? Entre em contato conosco e saiba como se juntar a nossa causa!


130 anos de história

Fundada em 1890, a Casa São Luiz é referência em residencial para a terceira idade, sendo a Casa de Idosos mais antiga do Brasil. O nome é uma homenagem ao primeiro monarca a se preocupar com os direitos dos idosos, e reforça nosso compromisso de acolher com respeito e carinho.

04 de setembro de 1890

Em 04 de setembro de 1890 o Visconde Luiz Augusto Ferreira D`Almeida fundou o “Asylo São Luiz para a Velhice Desamparada”. O objetivo era oferecer um lar para os funcionários de sua fábrica que estavam em idade avançada, abrigando-os na chácara comprada no bairro do Caju.

1909

Sob o comando de Carlos Ferreira d’Almeida, em 1909 aconteceu a inauguração do Pavilhão São Joaquim e foi iniciada a obra da Capela São Luiz, concluída em 1912.

1923

Em 1923 foi construído um pavilhão exclusivo para a habitação de casais idosos.

1937

Em 1937, aconteceu a inauguração de um novo prédio em homenagem ao benfeitor Manoel José Lebrão, nomeado como Pavilhão Lebrão, com 35 quartos, gabinetes médicos e cirúrgicos e auditório.

1938

No ano seguinte, 1938, foi inaugurado o prédio em homenagem à Eugênia Cafferna Muniz, conhecido como Pavilhão Dona Eugênia (PDE).

1940

Em 1940 a casa celebrou seus 50 anos, e comparada a sua inauguração, já possuía 3 novos prédios com diferenciadas acomodações e uma capela. E mais ampliações e mudanças estavam por vir.

1946

Foi inaugurado em 1946 o maior edifício da CSL, o Pavilhão Peixoto, que possui cinco andares e homenageia em seu nome o Comendador Carlos Felisberto Peixoto da Fonseca, representante da Colônia Portuguesa e benemérito da instituição.

1946

Carlos Ferreira d’Almeida faleceu depois de 47 anos à frente da Casa São Luiz. Isso aconteceu 3 anos após ele receber a medalha Cavaleiro da Legião de Honra do Governo Francês, uma condecoração honorífica francesa.

1954

Em 1954, na gestão de Ruth Ferreira D’Almeida, filha e sucessora de Carlos, aconteceu a inauguração do Prédio dos Franceses. O local atende residentes através de um convênio com a Sociedade Francesa de Beneficência.

No mesmo ano, o Papa Pio XII doou um Solidéu à Casa São Luiz, entregando-o à Ruth Ferreira d’ Almeida no Vaticano.

1986

Neste ano a atual presidente, Ruth Ferreira D’Almeida faleceu, após 32 anos à frente da instituição. Sua sobrinha a sucedeu no cargo, a embaixatriz Regina Beatriz Bernardes Bittencourt. Ela já era engajada na causa da CSL, pois havia lutado pelo reconhecimento dos direitos das pessoas idosas.

1990

Em 1990 foi o centenário da CSL que contou com uma série de celebrações. O Cardeal Dom Eugênio Sales, na época o Arcebispo do Rio de Janeiro, celebrou uma missa na Capela São Luiz. Aconteceu também uma exposição na Casa França com fotos dos 100 anos de instituição. Além dessas ações, a casa entregou medalhas em comemoração ao centenário.

2004

Em 2004, a Embaixatriz Regina Bittencourt faleceu após 18 anos como presidente da casa. Sua filha Maria Antônia Bernardes Régis Bittencourt a substituiu à frente da Casa São Luiz e é a nossa atual presidente.

Fotos

Veja mais fotos da casa:

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

SEJA DOADOR
Translate »