fbpx

Dia de São Cosme e Damião: O idoso pode comer doce?

O dia 27 de setembro é marcado pelas comemorações do Dia de São Cosme e Damião, no qual a tradição é o oferecimento de doces às crianças. No entanto, sabemos que a paixão por essas guloseimas não se resume apenas aos mais novos. 

É importante pensar que a comida está diretamente ligada à afetividade, prazer e acolhimento. Muitas vezes aquele determinado alimento traz um resgate de sentimentos e revitalização de memórias da infância. Quando toda essa captação vem acompanhada de datas comemorativas esse resgate pode ser ainda mais intensificado. Pensando que o idoso já enfrenta uma série de limitações, entende-se que a alimentação deve ser vista não apenas pelo viés qualitativo e quantitativo, mas também pensada de forma a oferecer promoção de um deleite. No entanto, não podemos deixar de pensar em sua segurança. 

Os conselhos que as profissionais Dejorá Farhat e Patrícia Hildebrandt, das áreas de Nutrição e Fonoaudiologia da Casa São Luiz, dão para os idosos que gostam de manter doces em seu cotidiano é que eles podem sim ter esse tipo de alimento em sua dieta, desde que em pequenas quantidades e no máximo quatro vezes por semana.

O ideal para a alimentação da pessoa idosa que não tem restrições na dieta é que os doces sejam à base de frutas, com o mínimo de adição de açúcar e conservantes possível. Além disso, se tratando do processo de deglutição, devido a idade e suas limitações, é importante que alguns alimentos secos ou muito rígidos sejam evitados, assim como doces à base de coco, amendoim e pipocas carameladas que podem gerar um risco maior de engasgo.  

Quando o assunto é relacionado àqueles que possuem restrições alimentares mais rígidas, o que é possível fazer, na visão da nutricionista, é explicar da melhor forma para que entendam que a restrição é para o seu bem, mas sabemos que nem todos se convencem por essa simples resposta. Com isso, para que os dois lados saiam satisfeitos, a estratégia é adaptar o que eles gostam ao que pode ser ofertado pela equipe de nutrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »