fbpx

Horta da Felicidade é inaugurada na Casa São Luiz

A última sexta-feira (10) foi marcada por um evento para lá de especial! Trata-se da inauguração da Horta da Felicidade na Casa São Luiz. O projeto, realizado com muito afinco pelos profissionais da Instituição, é dedicado ao antigo residente José Pereira e a sua esposa Alzira de Jesus.

Inspirado em seu pai – que tinha como maior paixão: as hortas, as plantas, a água e o solo – Antônio pôde viabilizar o projeto, que nada mais é do que uma homenagem a quem lhe deu a vida.

Além dos familiares do senhor José, compareceram à solenidade o diretor executivo e CMO da Casa São Luiz, Phillippe Macridis; a nossa presidente Toni Bittencourt, colaboradores do setor administrativo e da nutrição, além de, claro, quem vai cuidar da horta: os jardineiros Carlos Henrique Figueiredo Rosa e Jéssica Souza da Cruz.

Futuramente, a Horta da Felicidade entrará no escopo das atividades de nossa Instituição. Nossos idosos poderão desfrutá-la de diversas formas, inclusive, como hortoterapia, além de outras atividades.

Como funciona a Hortoterapia?

Ainda não há uma comprovação científica a respeito dos efeitos terapêuticos da jardinagem e da horticultura, mas o fato é que o conceito de hortoterapia vem ganhando espaço dentro das estratégias de promoção da saúde.

Com o devido suporte e acompanhamento de médicos ou terapeutas, a prática de cultivar um jardim ou horta tem sido cada vez mais utilizada como auxiliar para o tratamento e a prevenção de doenças crônicas ou desequilíbrios emocionais, como depressão e estresse.

Espaços dedicados à hortoterapia, além de residenciais para idosos, são comumente encontrados em hospitais, unidades de saúde, sanatórios e clínicas de reabilitação.

Cuidar de plantas e flores em algum espaço ao ar livre é uma atividade acessível e barata, capaz de trazer benefícios diretos e indiretos à saúde. Além de estimular a criatividade e a memória visual, a jardinagem melhora a atividade motora e tem um efeito ao mesmo tempo motivador e relaxante.

Por isso mesmo ela é indicada para a manutenção da saúde em idosos. Confira a seguir os benefícios da hortoterapia na área de saúde:

Benefícios cognitivos da hortoterapia

Benefícios psicológicos da hortoterapia

Benefícios sociais da hortoterapia

Horta e sustentabilidade

A nossa horta também visa promover uma alimentação mais saudável para os nossos residentes. Além disso, as frutas e verduras estarão ainda mais acessíveis para o setor de Nutrição: com apenas alguns passos, é só colher o que será produzido para os residentes e cozinhar na mesma hora, proporcionando uma alimentação repleta de bons nutrientes.

E por fim, visando a sustentabilidade na Casa São Luiz, foi criado um projeto de reuso da água. Após a primeira irrigação da horta, a água passará por um filtro. Em seguida, esta vai para uma caixa d’água que permite bombear a água. E, novamente, ela será utilizada nos canteiros através do Sistema de Irrigação por Gotejamento.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »