fbpx

Qual é a importância da família no cuidado ao idoso?

Por Mariana Senra

A família tem papel fundamental no cuidado com o idoso. E isso é importante porque ela pode acompanhar as mudanças da vida ao longo desse processo de envelhecimento. Os parentes acompanham as modificações físicas, psicossociais, culturais, fisiológicas e psicológicas e isso faz com que eles possam dar suporte para uma qualidade de vida dos idosos. 

A ajuda dos familiares é importante para auxiliar o idoso a ter uma rotina adequada, de acordo com a necessidade de cada um. A família pode ajudar de várias formas, proporcionando a ele o cuidado no seu dia-a-dia, atendendo às suas demandas, para que possa trazer um bem-estar para o seu dia-a-dia, proporcionando formas com que ele se sinta bem.

Nos cuidados diários é essencial proporcionar amor, carinho, cuidado, e principalmente um olhar diferenciado.  Escutar e entender as necessidades cotidianas do idoso é muito importante. Para ele, isso traz uma certa tranquilidade, bem-estar e isso é fundamental. Sendo assim, a família tem esse papel de dar afeto. 

Um dos pontos relevantes também sobre esse tema é o fato de inserir o idoso nos afazeres de casa do dia-a-dia. Isso tem que ser feito com todo cuidado, e é necessário respeitar a individualidade de cada um. Os idosos gostam de participar dessas atividades, estar junto, e isso faz com que eles sejam até mais saudáveis. 

Para as pessoas que estão na velhice e possuem um certo grau de dependência, é possível ajudar de diversas maneiras. É sempre importante saber ouvir e entender o que deseja, para assim ter um olhar para a necessidade especial desse idoso, sem tratá-lo de forma diferente. Afinal, o cuidado é único para todos, sem diferenciação, é bom ter um cuidado universal.

Há também idosos que costumam ter um perfil mais recluso e que gostam de cultivar sua individualidade. Faz-se necessário respeitar a vontade dessas pessoas, mas também é relevante tentar trazê-las para alguma atividade, para que assim possam participar de algo e socializar. Talvez verificar uma atividade que ela goste mais e mesmo que não queira sair do seu quarto ou de casa para realizá-la, adaptar para a realidade em que vive e prefere. E isso acontece até o momento em que o idoso adquire confiança para se aproximar de outros indivíduos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »