fbpx

Qual é a importância da Terapia Ocupacional na rotina do idoso?

Foi comemorado no dia 13 de outubro o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, por isso é importante apontarmos a relevância desses profissionais no processo de envelhecimento. No entanto, hoje, especialmente, abordaremos a importância do terapeuta ocupacional na rotina da pessoa 60+.

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), a Terapia Ocupacional é “uma área do conhecimento voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, por meio da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos”.

Deste modo, o profissional de terapia ocupacional quando trabalha com os idosos tem como objetivo estimular a participação social dos mesmos com a família e com a sociedade em geral. Além disso, busca reabilitar a pessoa que apresenta limitações, tanto físicas quanto mentais, para que volte a prática de suas atividades diárias, assim resgatando sua autonomia que antes estava comprometida. 

Atividade de Terapia Ocupacional

Para quem se pergunta com quais atividades o terapeuta ocupacional trabalha para a busca de seu objetivo, abaixo listamos alguns exemplos:

A promoção de saúde e bem-estar da pessoa 60+ deve ser permanente, sendo um trabalho em conjunto com outras áreas da saúde. A estimulação física e mental do indivíduo por meio das atividades desenvolvidas pelo profissional de Terapia Ocupacional é primordial na recuperação e manutenção das funcionalidades e sociabilidade do idoso, por este motivo o trabalho do terapeuta ocupacional é indispensável em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) como a Casa São Luiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »