fbpx

Qual é a importância de doar sangue?

Você sabia que idosos até 69 anos podem doar sangue? E no Dia Mundial do Doador de Sangue, é importante falar sobre isso. Uma pessoa que se voluntaria para ajudar alguém, que em muitos casos nem conhece, sem ganhar nada em troca é um ato de amor. Isso significa muito, mas infelizmente ainda existem poucos doadores e isso é um problema que precisa ser resolvido.

De acordo com a Agência Brasil e o Ministério da Saúde, a taxa de doação de sangue voluntária no país é 1,6%, um número que está dentro do recomendado pela OMS. Entretanto, durante a pandemia essa porcentagem diminuiu. Quando começou o isolamento social, as pessoas ficaram com medo de sair de casa para doar sangue. Isso fez com que o banco de sangue ficasse em baixa. 

Para reverter isso, é necessário divulgar cada vez mais a importância de doar sangue e também falar mais sobre o assunto. Muitas são as dúvidas sobre isso, principalmente sobre como é e quais são as consequências. Um exemplo é o fato de muitos idosos nem saberem que podem ajudar de alguma forma. 

Segundo o Hemorio, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue, desde que estejam bem de saúde e pesem mais de 50 quilos. Desde 2013 o Ministério da Saúde alterou a idade máxima para realizar o ato, permitindo que uma determinada faixa etária da população 60+ pudesse ajudar também. Porém, como doar sangue pode fazer a diferença?

Como fazer para doar sangue?

Apesar dos avanços tecnológicos na medicina, ainda não é possível fabricar sangue humano. Sendo assim, para ajudar pessoas com determinadas doenças ou que sofreram algum acidente, é necessário doar sangue. Para realizar essa boa ação é muito simples:

Mas ainda ficam alguns questionamentos sobre para quem vai o sangue que é doado. Milhares de pessoas são beneficiadas, entenda um pouco quem são elas:

Independente de poder doar ou conhecer alguém que precise, faça a sua parte e incentive as pessoas a ajudar. Como velhice não é doença, muitos idosos ainda podem ajudar nessa causa. Procure o hemocentro de sua região e ajuda a salvar vidas. 

Deixe uma resposta

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »