Combate comportamento sedentário – A atividade física deve ser praticada por todas as pessoas independente da idade, em diversos momentos do dia, em qualquer lugar e o quanto antes incentivada, mas fácil de tronar-se um hábito de vida e maiores os benefícios para a saúde. Os exercícios físicos também são exemplos de atividades físicas, mas se diferenciam por serem estruturados, planejados, repetitivos e com objetivos específicos. Sendo assim todo exercício físico é uma atividade física, porém nem toda atividade física é um exercício físico.
Reduzir o comportamento sedentário pode trazer vários benefícios como: melhorar a qualidade do sono, a disposição, a postura, o equilíbrio e as habilidades de socialização; Minimizar riscos de quedas e lesões; Reduzir riscos de desenvolver doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres, cansaço durante o dia, sintomas de ansiedade e depressão, dores nas articulações e nas costas, desenvolvimento de algum tipo de demência; Auxiliar no controle do peso corporal, controle do colesterol e do diabetes; Promover o bem estar e a auto estima; Fortalecer músculos e ossos; Ajudar no controle da pressão alta, na manutenção da autonomia e independência, na manutenção da memória e dentre outros benefícios a desfrutar de mais qualidade de vida.
Segundo a recomendação do Guia de Atividade Física para a População Brasileira e em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde para atividade física e comportamento sedentário, pessoas idosas devem realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, mas esse tempo pode ser reduzido para 75 minutos para aqueles que conseguem e preferem atividades vigorosas. Caso não seja possível fazer os 150 minutos recomendados, pessoas idosas devem ser tão fisicamente ativas quanto suas habilidades e condições permitam., pois tanto o aumento de atividade física quanto a redução do comportamento sedentário podem contribuir para diminuição dos declínios funcionais associados ao envelhecimento (OMS, 2020). Esse tempo pode ser distribuído ao longo do dia entre atividades e exercícios.
Uma boa dica para evitar o comportamento sedentário que o Guia de Atividade Física da População Brasileira indica é tentar se movimentar por pelo menos cinco minutos a cada uma hora, mude de posição, vá ao banheiro, alongue-se, levante para pegar um copo com água na geladeira, por exemplo.
ATENÇÃO: Caso você não faça acompanhamento médico, procure por esse profissional e comunique o seu desejo em realizar um programa de exercício. O fisioterapeuta e o educador físico também estão aptos a realizar uma avaliação, um nutricionista pode ajudar no tocante à alimentação e o psicólogo nas questões emocionais. Não é à toa que a Casa São Luiz conta com uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento das pessoas idosas residentes.
Mas se você está apto e vai começar um programa de exercícios, cuide de sua hidratação, vestuário e motivação! Leve sempre com você uma garrafa d’água, use roupas leves e confortáveis, calçados adequados e no verão opte por horários antes das 10 horas e depois das 16 horas para exercícios ao ar livre. Mantenha o foco e motivação, pois eles irão te ajudar a não desistir!
Descrevemos abaixo 5 tipos de exercícios para serem praticados fazendo uso de uma cadeira: Exercícios simples como esses ajudam e muito a melhorar a sua qualidade de vida:
Apoio unipodal frontal: Fique em pé, atrás de uma cadeira e apoie-se nela para elevar uma das pernas à frente por até 30 segundos e depois repita o exercício com a outra perna;
Apoio unilateral lateral: Com apoio na mesma cadeira, eleve uma das pernas lateralmente e sustente por até 30 segundos, repetindo com a outra perna.
Ponta dos pés: Continue em pé atrás da cadeira e apoiando-se nela fique na ponta dos pés e volta à posição inicial. Faça 3 séries de 12 repetições;
Sentar e levantar da cadeira: Esse exercício pode ser realizado com ou sem apoio para as mãos. Caso não necessite apoiar-se, basta cruzar os braços na altura dos ombros, mantenha os pés paralelos alinhados com os quadris, postura ereta e olhando para a frente, levante-se usando apenas as forças das pernas ou use um apoio à frente para sentir mais segurança para a realização desse exercício;
Extensão de joelho unilateral: Sentado com a coluna ereta, pés alinhados com os quadris e abdome contraído, inicie o movimento de extensão unilateral do joelho, realizando 3 séries de dez repetições com a perna direita e depois com a perna esquerda, lembrando da ponta do pé estar sempre para cima!
A Casa São Luiz apoia e segue as recomendações dos órgãos competentes diariamente para reduzir o comportamento sedentário das pessoas idosas residentes com limitações físicas ou não, pois entendemos que o cuidado e o acolhimento refletem em qualidade de vida.
LEIA MAIS:
A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.
A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.