fbpx

Como combater o comportamento sedentário na terceira idade?

Combate comportamento sedentário – A atividade física deve ser praticada por todas as pessoas independente da idade, em diversos momentos do dia, em qualquer lugar e o quanto antes incentivada, mas fácil de tronar-se um hábito de vida e maiores os benefícios para a saúde.  Os exercícios físicos também são exemplos de atividades físicas, mas se diferenciam por serem estruturados, planejados, repetitivos e com objetivos específicos.  Sendo assim todo exercício físico é uma atividade física, porém nem toda atividade física é um exercício físico.  

Reduzir o comportamento sedentário pode trazer vários benefícios como:   melhorar a qualidade do sono, a disposição, a postura, o equilíbrio e as habilidades de socialização; Minimizar riscos de quedas e lesões; Reduzir riscos de desenvolver doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres, cansaço durante o dia, sintomas de ansiedade e depressão, dores nas articulações e nas costas, desenvolvimento de algum tipo de demência; Auxiliar no controle do peso corporal, controle do colesterol e do diabetes; Promover o bem estar e a auto estima; Fortalecer músculos e ossos; Ajudar no controle da pressão alta,  na manutenção da autonomia e independência, na manutenção da memória e dentre outros benefícios a desfrutar de mais qualidade de vida.  

Segundo a recomendação do Guia de Atividade Física para a População Brasileira e em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde para atividade física e comportamento sedentário, pessoas idosas devem realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, mas esse tempo pode ser reduzido para 75 minutos para aqueles que conseguem e preferem atividades vigorosas. Caso não seja possível fazer os 150 minutos recomendados, pessoas idosas devem ser tão fisicamente ativas quanto suas habilidades e condições permitam., pois tanto o aumento de atividade física quanto a redução do comportamento sedentário podem contribuir para diminuição dos declínios funcionais associados ao envelhecimento (OMS, 2020).  Esse tempo pode ser distribuído ao longo do dia entre atividades e exercícios.

Uma boa dica para evitar o comportamento sedentário que o Guia de Atividade Física da População Brasileira indica é tentar se movimentar por pelo menos cinco minutos a cada uma hora, mude de posição, vá ao banheiro, alongue-se, levante para pegar um copo com água na geladeira, por exemplo.

ATENÇÃO:  Caso você não faça acompanhamento médico, procure por esse profissional e comunique o seu desejo em realizar um programa de exercício.  O fisioterapeuta e o educador físico também estão aptos a realizar uma avaliação, um nutricionista pode ajudar no tocante à alimentação e o psicólogo nas questões emocionais.  Não é à toa que a Casa São Luiz conta com uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento das pessoas idosas residentes.

Mas se você está apto e vai começar um programa de exercícios, cuide de sua hidratação, vestuário e motivação!  Leve sempre com você uma garrafa d’água, use roupas leves e confortáveis, calçados adequados e no verão opte por horários antes das 10 horas e depois das 16 horas para exercícios ao ar livre.  Mantenha o foco e motivação, pois eles irão te ajudar a não desistir!

Descrevemos abaixo 5 tipos de exercícios para serem praticados fazendo uso de uma cadeira:  Exercícios simples como esses ajudam e muito a melhorar a sua qualidade de vida:

Apoio unipodal frontal:  Fique em pé, atrás de uma cadeira e apoie-se nela para elevar uma das pernas à frente por até 30 segundos e depois repita o exercício com a outra perna;

Apoio unilateral lateral:  Com apoio na mesma cadeira, eleve uma das pernas lateralmente e sustente por até 30 segundos, repetindo com a outra perna.

Ponta dos pés:  Continue em pé atrás da cadeira e apoiando-se nela fique na ponta dos pés e volta à posição inicial.  Faça 3 séries de 12 repetições;

Sentar e levantar da cadeira:  Esse exercício pode ser realizado com ou sem apoio para as mãos.  Caso não necessite apoiar-se, basta cruzar os braços na altura dos ombros, mantenha os pés paralelos alinhados com os quadris, postura ereta e olhando para a frente, levante-se usando apenas as forças das pernas ou use um apoio à frente para sentir mais segurança para a realização desse exercício;

Extensão de joelho unilateral:  Sentado com a coluna ereta, pés alinhados com os quadris e abdome contraído,  inicie o movimento de extensão unilateral do joelho, realizando 3 séries de dez repetições com a perna direita e depois com a perna esquerda, lembrando da ponta do pé estar sempre para cima!

A Casa São Luiz apoia e segue as recomendações dos órgãos competentes diariamente para reduzir o comportamento sedentário das pessoas idosas residentes com limitações físicas ou não, pois entendemos que o cuidado e o acolhimento refletem em qualidade de vida.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »