fbpx

Gatil ‘Maria das Neves’ é inaugurado no Dia Nacional dos Animais

Gatil Maria das Neves

Aproveitamos o Dia Nacional dos Animais para, oficialmente, inaugurar o gatil ‘Maria das Neves’! O evento de abertura aconteceu na tarde desta segunda-feira (14) e contou com a presença da presidente da Casa São Luiz, Toni Bittencourt, além do diretor executivo, Philippe Macridis.

À solenidade, também compareceu o fiscal da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) da prefeitura do Rio de Janeiro, Alexandre Molina, que auxiliou a CSL no trabalho de castração e vacinas para os animais; além de, claro, a nossa convidada de honra, Dona Maria das Neves, quem nos inspirou a realizar o projeto e a quem foi destinada a homenagem.

Vale ressaltar que o nome do gatil, chamado “Maria das Neves” é uma singela homenagem à ex-funcionária e atual moradora da Instituição há 7 anos – uma “gateira” confessa.

Chegada da Dona Maria na inauguração do gatil ‘Maria das Neves’

Como tudo começou?

Hoje, cerca de 40 gatos fazem parte do dia a dia da nossa Instituição. Visando o bem-estar desses animais, o residencial deu vida a este projeto, que surgiu, especialmente, como uma forma de cuidado àqueles que elegeram a Casa como lar. O objetivo, além de castrar os felinos para controle da natalidade e da vacinação para melhor segurança, é fazer com que o contato entre animais e idosos seja usado como técnica terapêutica. 

Para Philippe Macridis, diretor executivo da CSL, a iniciativa reforça o respeito para com os mais novos moradores. “A criação de um espaço dedicado para o Gatil CSL serve, sobretudo, para sinalizar a importância dada pela nossa instituição ao respeito, carinho e cuidado dos nossos ‘residentes honorários’ peludos, de uma forma mais ativa e acolhedora”.

O projeto conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais da Prefeitura do Rio de Janeiro, que realizou uma vistoria para verificar se o local era adequado e também garantiu a castração dos gatinhos em hospitais veterinários públicos, além da vacinação, que aconteceu na própria Casa São Luiz.

A Subsecretária da SMPDA, Andrea Lambert, destaca a importância da ação : “manter os gatos no local que habitam há décadas é importante, em espaços adequados e que garantam seu bem estar.”

Sabe-se que, não apenas gatos como animais de estimação, em geral, favorecem a saúde mental e física do idoso, além de aumentar a sua expectativa de vida. A dona Maria Aparecida Nonato, que é residente da Casa São Luiz, confirma essa tese e afirma: “sempre gostei de animais, eles trazem alegria. Acho que seria legal eles terem um cantinho só para eles (sobre o gatil)”

Para João Carlos Jacobsen, também residente da Instituição, ter um lar de gatos na Casa muda a atmosfera do lugar: “acho bom, humaniza o ambiente, gera trocas afetivas!”

De que forma a Terapia Assistida por Animais (TAA) pode auxiliar o idoso?

A terapia assistida por animais (TAA) é um valioso instrumento para ajudar no tratamento de doenças e no suporte a pessoas acamadas e hospitalizadas, indivíduos com doenças psiquiátricas, crianças com necessidades específicas e, principalmente, idosos.

Esse método tem por objetivo promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social, valendo-se do animal como principal agente terapêutico — ele funciona como um elo entre o terapeuta e o paciente. 

Para Thiago Cantisano, Psicólogo da CLS, “a Terapia Assistida por Animais (TAA) visa promover a saúde emocional através da diminuição dos sentimentos de solidão e tristeza, prevenindo o estresse, diminuindo a ansiedade, estimulando os pacientes para atividades recreativas e consequentemente melhorando a qualidade de vida dos mesmos.”

Dona Maria das Neves na companhia de um dos gatos residentes da CSL

É importante lembrar que os animais coterapeutas também precisam de atenção e cuidados especiais. Eles devem ser treinados de modo a apresentar comportamento adequado para as atividades e receber assistência veterinária. 

O que achou do mais novo projeto da Casa São Luiz? Deixe seu comentário aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »