fbpx

Idosos e animais de estimação: será que dá certo?

Bichos domésticos são excelentes companhias, mas idosos e animais podem dar certo? Muitos dos quatro patas são tratados como verdadeiros membros da família e criam uma ligação muito forte com seus tutores. Mas o que quase nunca se fala é que, além disso, bichinhos de estimação fazem muito bem a saúde. E mais, eles fazem bem aos nossos idosos. Frequentemente, os pets assumem o papel de fiéis parceiros e ajudam na prevenção e no combate a doenças.

Muitas vezes os idosos precisam de cuidados especiais e podem até se sentir um pouco sozinhos. Ao juntarmos idosos e animais de estimação, eles se sentem mais amparados e recebem carinho o tempo todo. Segundo o estudo da National Center, dois terços das pessoas idosas entrevistadas consideram o pet como seu melhor amigo e se sentem mais dispostas na presença deles.

Cães e os gatos favorecem a saúde mental e física, além de aumentar a expectativa de vida de quem está atravessando a terceira idade. Pensando nisso, o blog da CSL produziu este conteúdo para apresentar os principais benefícios que a relação entre idosos e animais pode proporcionar para a vida do público 60+. Acompanhe!

Melhora o humor

Ter um cachorro ou gato melhora os níveis de neurotransmissores responsáveis por regular o bom humor, o apetite e o sono. Por isso, oferecer carinho aos animais de estimação diminui, significativamente, os níveis de ansiedade e promove sensação de bem-estar aos idosos.

Prevenção de doenças

Entre vários benefícios, um animal de estimação ajuda a prevenir doenças, como a depressão. Ter um pet nessa idade afasta a sensação de solidão, carência e ansiedade. Além disso, cães, gatos ou qualquer outro animal de companhia, favorecem o controle da pressão sanguínea, da frequência cardíaca e da capacidade motora. Eles também fazem bem até para a saúde do coração dos idosos.

Aumento da disposição e diminuição do sedentarismo

Sair para passear ou praticar algum tipo de brincadeira com o bichinho aumenta a disposição dos idosos. Quando movimentamos o corpo, realizando atividades prazerosas, tendemos a aumentar a sensação de bem-estar. Além disso, uma voltinha com o cão é capaz de melhorar a coordenação motora, favorecendo a saúde mental e o ânimo das pessoas.

Acolher e cuidar de um animal de estimação faz as pessoas se mexerem. Isso porque, para ter um bichinho, é preciso alimentá-lo, brincar e levá-lo para passear, mantendo o idoso ativo fisicamente e, claro, aumentando sua expectativa de vida.

Afastamento do estresse

Brincar e cuidar de um bicho de estimação ajuda a diminuir o estresse. Acariciar e ter uma relação de carinho com o animal eleva os níveis de serotonina e dopamina no organismo, estimulado o relaxamento. Esse movimento proporciona baixa no nível de ansiedade e irritação, oferecendo mais conforto e tranquilidade, além de melhorar o ânimo.

Exercício da memória

A rotina de cuidados com os animais de estimação ajuda o idoso a exercitar a memória. Tarefas como colocar água, dar comida, passear, dar banho, vacinas e medicações, exercitam a mente das pessoas na terceira idade, auxiliando na prevenção de determinadas afecções cognitivas.

Favorecimento da socialização

Os idosos, principalmente depois de aposentados, tendem a ficar a maior parte do tempo reclusos em casa e, muitas vezes, sozinhos. Sair para dar uma volta com o animal de estimação estimula a interação social. Dessa forma, os mais velhos têm a oportunidade de encontrar e de socializar com outras pessoas.

Eles fazem com que o ambiente fique caseiro

Especialmente em casas de repouso para idosos, os animais têm o poder de criar uma atmosfera caseira ao ambiente. Sendo assim, mesmo que um idoso não tenha condições de criar um pet, é interessante buscar oportunidades para gastar um tempinho com animais: às vezes, um cachorro ou um gato pode trazer o conforto que nem mesmo um humano pode oferecer.

Como vimos, idosos e animais representam a combinação perfeita para a prevenção de doenças, bem como o aumento da expectativa de vida. Porém, é sempre bom lembrar que a convivência com bichos de estimação faz bem à saúde em qualquer fase da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »