fbpx

Dicas para prevenção de quedas na terceira idade

Quedas de idosos

Quedas na terceira idade respondem pela principal causa de acidentes com idosos no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que cerca de 30% da população com mais de 65 anos passe por problemas decorrentes de traumas e lesões que aconteceram no ambiente doméstico, podendo chegar a 40%, quando se analisa indivíduos com mais de 80 anos. A prevenção de quedas em idosos é algo que precisa estar no radar dos cuidadores.

Mas por que os idosos são tão suscetíveis a quedas? A resposta é simples: com o avançar da terceira idade, a estrutura óssea do corpo humano se torna mais frágil, assim como as articulações e músculos. Portanto, é comum que os idosos tenham o equilíbrio comprometido e a sensação de fraqueza muscular, o que requer cuidados especiais aos ambientes em que eles frequentam, principalmente, a própria casa. Conheça cinco dicas preventivas para evitar as quedas no ambiente doméstico e como preparar a casa para receber os idosos.

Dicas para evitar quedas na terceira idade:

1- Pratique atividades físicas regularmente para manter o fortalecimento dos músculos e das articulações, sempre com supervisão profissional;

2- Dê preferência aos calçados com solado antiderrapante;

3- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;

4- Verifique em consulta com o oftalmologista se o grau dos óculos está ajustado e, caso faça uso de medicamentos, certifique-se sobre os efeitos colaterais;

5- Não use roupas compridas para evitar tropeçar.

Além das medidas de prevenção de quedas em idosos, o local de moradia ou as casas de familiares que ele costuma permanecer com frequência devem ser adaptadas de forma cuidadosa, com o intuito de aumentar a segurança para a locomoção entre os cômodos.

Como preparar a casa que vai receber o idoso?

· Instale corrimãos nas escadas e piso antiderrapante em todos os degraus da casa;

· Não tenha tapetes em casa. A exceção é válida apenas para modelos antiderrapantes para o banheiro e cozinha;

· Não use produtos que deixem o piso escorregadio;

· Mantenha um abajur próximo à cama do idoso;

· Deixe os pertences e objetos de uso diário do idoso em locais baixos e de fácil acesso;

· Adapte o banheiro com barras de apoio ao lado do vaso sanitário e no box do chuveiro;

· Fios dos eletrodomésticos devem ser afixados à parede.

Idoso segurando um suporte
Idoso segurando um suporte para banheiro – Imagem ilustrativa

Clicando aqui você confere uma matéria sobre prevenção de quedas dentro de casa.

Fique atento: A maior parte das causas de quedas nos idosos pode ser evitada com alguns ajustes relacionados ao estilo de vida e ao comportamento, além das adaptações necessárias em todos os cômodos da casa. As quedas também podem ser decorrentes de problemas visuais, confusão mental, fraqueza muscular, entre outras condições que causam prejuízos à saúde do idoso. Portanto, é preciso redobrar os cuidados quando se chega à terceira idade, além de buscar ajuda especializada para orientação e manutenção da saúde física e mental.

Deixe uma resposta

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »