fbpx

O papel da área da enfermagem no cuidado ao idoso

Com o crescente aumento da população idosa mundial, muito se tem discutido acerca das mudanças necessárias para atender melhor às necessidades desse grupo etário. Diante disso, o blog da Casa São Luiz se propõe a falar sobre o importante papel dos profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos, auxiliares e cuidadores) no cuidado aos idosos.

Foto: Casa São Luiz

Com a longevidade só aumentando, o Brasil enfrenta um processo de envelhecimento populacional bastante rápido, onde maiores de 60 anos hoje representam aproximadamente 11% da população e segundo informações do governo, esse contingente deve triplicar até 2050.

Por esse motivo se faz cada vez mais importante a presença do profissional. O objetivo primordial do enfermeiro é atentar às necessidades básicas, à dependência e ao bem-estar do idoso. Tal colocação tem como base a assistência de enfermagem tanto na saúde quanto na doença. Para isso, é importante:

Outro ponto é que, não só os profissionais de enfermagem, como todos os outros envolvidos no trabalho de ajuda ao idoso, precisam atuar junto a seus familiares, apoiando-os nas decisões e ajudando-os no processo de aceitação das alterações físicas e psicológicas inerentes a idade. Neste caso, é de extrema importância que os enfermeiros sejam sensíveis para detectar tais problemas.

Para a enfermagem, o cuidar também é um processo dinâmico e depende da interação, do respeito e de ações planejadas a partir do conhecimento da realidade do idoso e de sua família.

Foto: Casa São Luiz

O cuidado a saúde de pessoas idosas também envolve metas como: promoção de uma vida saudável no que diz respeito às suas limitações e incapacidades; trabalho com o idoso e sua participação no contexto como um todo.

Resumindo, cuidado significa zelo e atenção. Assim, esse ato pode ser entendido como uma atitude constante de ocupação, preocupação, responsabilidade e envolvimento com o cidadão 60+.

Somem-se os valores de solidariedade, respeito, afeto e compaixão. Isso deve ocorrer com uma dinâmica terapêutica do profissional com o idoso e também com a presença de seus familiares.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »